CryptoTimes

Você sabe como funciona a “loteria sem perdas” do protocolo PoolTogether?

31 jul 2021, 11:00 - atualizado em 30 jul 2021, 16:05
PoolTogether
Lançado em 17 de fevereiro deste ano, PoolTogether funciona como uma mistura entre o sistema de loteria tradicional e o staking de criptomoedas (Imagem: YouTube/PoolTogether)

Desde a criação das finanças descentralizadas (DeFi, na sigla em inglês), diversos produtos financeiros de ponta a ponta foram desenvolvidos, o que permitiu o empréstimo de criptomoedas entre usuários e a realização do staking de fundos em pools de liquidez para promover negociações.

No entanto, segundo o Decrypt, há um tipo de negociação que parece muito diferente à primeira vista. 

Esse tipo de negociação é o Pool Together (POOL), uma loteria em que qualquer pessoa que adquira um bilhete tem a chance de ganhar uma quantia de criptomoedas, mas, se a pessoa não ganhar em uma rodada, ela não perde nada do dinheiro que investiu para entrar.

Na realidade, os bilhetes permanecem sendo elegíveis para serem sorteados, rodada após rodada. 

O PoolTogether funciona, basicamente, como uma mistura do sistema de loteria tradicional com o staking de criptomoedas, sendo que os usuários abrem mão de uma pequena quantia de rendimento a favor de um possível grande prêmio. Veja abaixo como o PoolTogether funciona. 

O que é PoolTogether?

PoolTogether é uma plataforma de loteria que opera na rede Ethereum e permite que usuários façam depósitos de criptomoedas em pools de liquidez para comprar bilhetes. Cada pool de liquidez realiza um sorteio por semana, no qual podem ser sorteados até cinco vencedores.

Se o bilhete de uma pessoa não foi sorteado naquela vez, ele será inserido continuamente nos sorteios seguintes até que a pessoa ganhe ou retire seus fundos do pool.

É devido a essa programação que o PoolTogether recebe o nome “loteria sem perdas”. Além disso, a plataforma também indica que se trata se uma abordagem de “economia de prêmios”, dado que a pessoa pode ser recompensada por reservar suas criptomoedas ao invés de gastá-las em outra plataforma. 

Como funciona o PoolTogether?

Várias criptomoedas usam a ferramenta de staking, a qual possibilita que usuários mantenham seus fundos em uma rede para fornecer liquidez, e, como forma de recompensa, esses usuários recebem um prêmio de staking semelhante a juros.

Conforme o Decrypt, o PoolTogether faz uso desse princípio e o aplica em uma escala maior na forma de loteria. Quando os usuários fazem o depósito de fundos nos pools, esses fundos passam pelo staking na plataforma Compound (COMP), e os juros gerados são destinados aos prêmios da loteria. 

Os sorteios são realizados por meio de contratos autônomos, os quais mantêm os participantes que não ganharam inscritos nos sorteios seguintes, sem a necessidade de qualquer ação manual. 

Qual é o diferencial do PoolTogether? 

Do mesmo modo que o setor DeFi inovou as finanças tradicionais, a plataforma PoolTogether está trazendo novos ares para a loteria convencional, visto que retira a parte difícil da participação em loterias: a economia gradual de dinheiro para investir em um bilhete de uso único. 

Nessa plataforma, o usuário pagará somente por taxas de entrada e saída dos pools de liquidez, mas o dinheiro permanecerá sendo dele.

Como participar do PoolTogether? 

Para participar da plataforma, não é necessário criar uma conta. Só é preciso entrar no site do PoolTogether e conectar uma carteira cripto. A plataforma conta com suporte para diferentes carteiras, como MetaMask, Trezor, Coinbase Wallet, Trust Wallet e Ledger.

Em seguida, acesse a lista de pools e clique no botão para depósito para adicionar as criptomoedas específicas.

A plataforma, até este momento, oferece pools para diversas criptos, como USD Coin (USDC), DAI (DAI), Compound (COMP), Uniswap (UNI) e SushiSwap (SUSHI), sendo que cada uma delas tem seu sorteio semanal. 

PoolTogether screenshot

Assim que for inserido o valor desejado para depósito, será preciso aprovar a transação por meio da carteira cripto e pagar a taxa de transação em ether (ETH). A plataforma exige que o usuário mantenha seus fundos por dez dias, sem qualquer movimentação, caso contrário é cobrada uma taxa. 

PoolTogether screenshot

Quais são os pontos negativos da plataforma?

Apesar de a plataforma PoolTogether não apresentar nenhum risco aparente – visto que o dinheiro do usuário está a salvo, a plataforma tem tido bom desempenho há algum tempo e não é um tipo de golpe –, existem alguns pontos negativos a serem considerados.

A plataforma pode apresentar altas taxas devido à demanda na rede Ethereum. Com isso, se o usuário decidir depositar uma baixa quantia de dinheiro em criptomoedas no pool, é possível que a taxa seja maior que o depósito em si. 

Além disso, as chances de ganhar na loteria aumentam significativamente, à medida que o usuário compra mais bilhetes, o que contribui para que os ricos fiquem ainda mais ricos. Mesmo assim, qualquer um que se aventurar na plataforma tem a chance de ganhar. 

O que é o token POOL? 

POOL é um token de governança, lançado em fevereiro deste ano, que permite a seus detentores votarem em propostas relacionadas ao futuro da plataforma.

Os detentores do token podem votar sobre como os prêmios são realizados, quais pools são oferecidos pelo site e como acontece a distribuição do token a usuários. 

Onde é possível adquirir POOL?    

Apesar de não estar amplamente disponível, o token POOL pode ser adquirido em algumas corretoras, além de ser distribuído para aqueles que usam a plataforma.

Uma das opções é a corretora descentralizada Uniswap, na qual o usuário pode converter tokens habilitados para a Ethereum em POOL. Também é possível adquirir os tokens em outras corretoras, como 1inch (1INCH) e Gate.io.

Na Uniswap, a aquisição de POOL é feita da seguinte forma: o usuário escolhe a quantidade de POOL que deseja comprar e o site irá informar a quantidade correspondente na outra criptomoeda selecionada, que pode ser ether ou outro token habilitado na Ethereum.

Em seguida, é só clicar em “converter”, aprovar a compra na carteira cripto e pagar a taxa de transferência. 

O futuro:

Após o lançamento de seu token nativo, a plataforma forneceu a governança futura do site para a comunidade, possibilitando que os detentores do token POOL votassem em assuntos relativos à evolução e ao desenvolvimento do Pool Together. 

Porém, uma das preocupações atuais está ligada às taxas de transação na rede Ethereum, que podem variar bastante e atingir valores altos.

Para isso, a atualização London – a próxima a ser conduzida na Ethereum – deve ajudar a rede a estabilizar essas taxas, e a migração para a Ethereum 2.0 deverá diminuir consideravelmente as taxas, pois irá trazer maior escalabilidade à rede. 

Em abril deste ano, o PoolTogether lançou o Polygon (MATIC), uma plataforma de escalabilidade de segunda camada, que cria e conecta redes de blockchains compatíveis com a Ethereum.

Além disso, Polygon apresenta taxas menores para pools em sua rede principal, que poderá ser uma mudança a ser implementada no PoolTogether no futuro. 

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade de São Paulo (USP). Iniciou sua carreira como estagiária de revisão na Editora Ática, local em que atuou depois como revisora freelancer. Já trabalhou para o The Walt Disney World, nos Estados Unidos, em um programa de intercâmbio de estágio, experiência que reforçou sua paixão pela língua inglesa e pela tradução. Estagiou na Edusp, e integra, há um ano, a equipe do Money Times como repórter-tradutora de notícias ligadas a criptomoedas.
vitoria.martini@moneytimes.com.br
Linkedin
Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade de São Paulo (USP). Iniciou sua carreira como estagiária de revisão na Editora Ática, local em que atuou depois como revisora freelancer. Já trabalhou para o The Walt Disney World, nos Estados Unidos, em um programa de intercâmbio de estágio, experiência que reforçou sua paixão pela língua inglesa e pela tradução. Estagiou na Edusp, e integra, há um ano, a equipe do Money Times como repórter-tradutora de notícias ligadas a criptomoedas.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar