Redes Sociais

Você já foi “hipnotizado” pelo Instagram? Rede social pode voltar ao básico

12 dez 2021, 20:14 - atualizado em 12 dez 2021, 20:14
Instagram
Depois de mais de cinco anos, o Instagram planeja trazer de volta “uma versão” de seu feed cronológico em 2022 (Imagem: Unsplash/ Gabrielle Henderson)

Você já teve a impressão de ter sido “hipnotizado” pelo Instagram? Muito provavelmente, sim. E é isto que a ferramenta quer que aconteça como resultado da aplicação dos seus algoritmos.

Ou seja, os robôs da rede social da Meta, ex-Facebook (FBOK34), são programados para fazer. Mas isto poderá mudar em breve.

O chefe do Instagram, Adam Mosseri, testemunhou na última quarta-feira (8) em uma audiência no Congresso dos EUA sobre a proteção de crianças na plataforma e adiantou algumas mudanças.

Depois de mais de cinco anos, o Instagram planeja trazer de volta “uma versão” de seu feed cronológico em 2022.

“No momento, estamos trabalhando em uma versão de um feed cronológico que esperamos lançar no próximo ano”, disse Mosseri, acrescentando que a empresa está trabalhando no recurso “há meses”.

Ele não compartilhou detalhes adicionais sobre como tal feed funcionaria, mas disse que a empresa está “visando o primeiro trimestre do próximo ano” para um lançamento.

A empresa também anunciou recentemente o lançamento nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália da função “Take a Break” (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic)

Em uma postagem em seu blog em junho, Mosseri escreveu que um feed cronológico tornava “impossível para a maioria das pessoas ver tudo, muito menos todas as postagens que interessam a elas”.

“Em 2016, as pessoas não viam 70% das publicações no Feed e quase metade das publicações de amigos mais próximos. Por isso, desenvolvemos e implementamos um Feed que classifica as publicações com base no conteúdo que você considera mais relevante”, disse ele.

A empresa também anunciou recentemente o lançamento nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália da função “Take a Break”, que lembra as pessoas de fazerem uma breve pausa no aplicativo após usá-lo por um determinado período de tempo.

A empresa disse que em março do próximo ano o Instagram lançará as primeiras ferramentas para pais e responsáveis ​​verem quanto tempo seus filhos passam no aplicativo. O recurso também permitirá a definição de limites de tempo.

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
gustavo.kahil@moneytimes.com.br
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.