Você investe de um jeito “fast-food”?
Você já agiu por impulso no mercado financeiro? Se não, parabéns!
Mas muitos investidores têm seguido “cegamente” alguns influenciadores digitais, analistas certificados, ou não, que se “apegam” a algumas verdades que podem não se sustentar no longo prazo.
Este é o “efeito fast-food”, explica o escritor e consultor financeiro Gustavo Cerbasi, em um webinar sobre segurança nos investimentos, realizado na última quinta-feira (2), pela ANCORD (Associação Nacional das Corretoras de Valores).
Também participaram do evento especialistas da B3 e da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
“Às vezes, a intenção parece boa, mas se torna uma armadilha. O ‘efeito fast-food’ ocorre quando as teses são simplistas, mas possuem técnicas de marketing digital eficientes. Os seguidores são engajados e apostam nas carteiras sugeridas que não se sustentam à longo prazo”, aponta Cerbasi.
Cerbasi ainda ressalta que, para escapar da influência gerada por este tipo de produtor de conteúdos digitais, é preciso optar pelo “curto caminho longo”.
Segundo o especialista, é melhor esperar e analisar as teses em fontes confiáveis, do que investir do dia para a noite. “A ansiedade deve ser evitada, os novos investidores devem estudar à fundo as oportunidades do presente para investir com segurança no futuro”, reforça o especialista.