VIX: indicador de volatilidade deve dar maior salto anual da história
Os dias de baixa volatilidade acabaram. Pelo menos é o que mostra o VIX (Volatility Index), que caminha para terminar 2018 dando o maior salto anual de volatilidade da história, ao subir mais de 150%.
Embora esteja longe das máximas históricas, o forte avanço do VIX reflete maior cautela por parte dos investidores internacionais, tendo em vista que a recuperação econômica global deverá ser vista em menor ritmo de aceleração.
Em decorrência, as variações diárias no índice S&P tiveram média de 120 pontos-base neste ano – e 230 pontos-base somente neste mês, maior variação desde outubro de 2011. Como comparativo, a média diária de variações do MSCI Asia Pacific Index foi de 90 pontos-base, enquanto a do MSCI Emerging Markets Index foi de 110 pontos-base.
Mais volumes
Por fim, cabe ressaltar que maior volatilidade se traduz em maior volume de negociações. Nas bolsas norte-americanas, o volume sumiu para uma média diária de 7,2 bilhões de ações por ano, 11% de alta frente ao relatado em 2017, quando o VIX teve média de 11,1 pontos – contra o patamar atual de 26,2 pontos.