VIVA3 é opção atrativa para se expor ao varejo de moda premium, diz Santander; ações saltam
O Santander (SANB11) iniciou a cobertura da Vivara (VIVA3) com recomendação de “outperform”, equivalente a “compra”, e preço-alvo de R$ 33, o que implica um potencial de valorização de 46% sobre o último fechamento.
De acordo com o banco, pouco do potencial de crescimento de longo prazo e do momentum sólido de curto prazo está precificado.
“A aproximadamente 13 vezes P/L (preço sobre lucro) para 2023, vemos a Vivara como uma alternativa atrativa para investidores que estão olhando para o mercado brasileiro de varejo de moda de alta renda”, afirmam a dupla de analistas Eric Huang e Ruben Couto, em relatório publicado nesta terça-feira (9).
Os papéis da companhia operam em forte alta nesta quarta-feira (10). Perto das 14h, a ação disparava 8,19%, negociada a R$ 24,45.
Escala importa
A Vivara é, de longe, a maior varejista de joias do Brasil, com cerca de 290 lojas no portfólio e mais de 14% de participação de mercado no país.
Segundo o Santander, apenas a escala da Vivara permite diluir a produção e os custos logísticos, o que justifica a integração verticalizada.
Mais do que isso, a companhia opera uma fábrica na Zona Franca de Manaus, e por isso tem acesso significativo a benefícios fiscais, destaca o banco.
Pelos cálculos do Santander, os incentivos responderam por cerca de 30-40% dos resultados da Vivara nos últimos dois anos.
Life by Vivara
De acordo com o Santander, uma das peças mais importantes da tese de investimento da Vivara é a linha Life.
Para analistas da instituição, a Life está bem posicionada para consolidar sua marca no mercado de joias e acessórios personalizados.
“[A Life] tem exercido um importante papel na trajetória de crescimento da companhia, uma vez que permite que a Vivara continue crescendo tanto nas baixas econômicas e em cenários macroeconômicos positivos”, comentam Huang e Couto.
Pelas estimativas do Santander, a Life poderia facilmente abrir de 30 a 40 novas lojas por ano até 2026, totalizando cerca de 200 lojas com uma CAGR (taxa de crescimento anual composta) de receitas de 27% para 2022-26.
Adicionalmente, o Santander está confiante de que a margem bruta maior da Life (cerca de 82% vs. aproximadamente 62% de itens de joalheria/ouro) deve dar suporte à expansão da lucratividade nos próximos anos.
O banco estima expansão de margem Ebitda para 2022-26 de 4,7 pontos percentuais.
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