Colunistas

Vitor Miziara: Eu nunca vi alguém perder dinheiro no mercado com esta estratégia!

23 jul 2020, 7:54 - atualizado em 23 jul 2020, 7:54
XP Inc Mercados Ações
Estamos vivendo no mercado um movimento de “Fear of Missing Out” (Imagem: XP Inc./LinkedIn/Reprodução)

Não estou aqui para mostrar uma estratégia ou uma operação que pode deixá-lo rico do dia para a noite, mas sim para mostrar para você que, às vezes, não fazer nada também é uma estratégia/decisão.

Estamos vivendo no mercado um movimento de sigla FoMO – “Fear of Missing Out”, ou em português bem claro, “medo de ficar de fora”.

Está mais do que provado, inclusive com prêmio Nobel na área de “finanças comportamentais”, que muitas das vezes o prejuízo que o investidor tem em operações financeiras vem do fato de ele estar inquieto, ansioso com o sentimento de não querer ficar de fora enquanto todos estão fazendo a festa.

Na psicologia isso se chama “Sentimento de Pertencimento”, que é o sentimento de querer fazer parte da sociedade ou de participar de alguma ação em conjunto com outras pessoas, de estar presente e pular da ponte junto!

Uma das principais perguntas que recebo de clientes, amigos, familiares e praticamente todos com quem converso sobre o mercado é “E agora compro o quê?”. Muitas das vezes a pessoa não está pensando no longo prazo, nem se é o momento de entrar ou não. Está apenas preocupada em colocar o dinheiro em algum lugar.

Com a queda de juros para 2,25% a.a., e provavelmente 2% no mês que vêm, ficamos cada vez mais inquietos por saber que não vamos ganhar dinheiro na renda fixa e que para isso precisamos alocá-lo em algum lugar.

Banco Central BCB
Quando a Selic estava em 12% a.a., deixávamos de ganhar 1% a.m. se o dinheiro ficasse parado em conta (Imagem: Reuters/Adriano Machado)

É engraçado que o comportamento dos investidores tenha mudado já que a titulo de comparação, quando a Selic estava em 12% a.a., deixávamos de ganhar 1% a.m. se o dinheiro ficasse parado em conta, enquanto agora deixamos de ganhar apenas 0,17% a.m.

Sabe o que ganhamos com os juros baixos? TEMPO! Podemos tirar a angústia de pensar que o dinheiro estaria parado, deixando de render 1% a.m., enquanto tomássemos uma decisão! Podemos agora ter calma, olhar e esperar! É o que fazemos? Não! Pelo contrário…

Todo dia vemos o Bonner, amigos, capa de jornal, pessoas na rua e quase todo mundo falando agora do mercado de ações que está “bombando”.

Ansioso é sinônimo de aflito, agoniado, angustiado, estressado, nervoso, irrequieto, e por aí vai. Você se identificou com algum desses sintomas quando você estava com dinheiro parado em conta para investir?

Deixar dinheiro em conta hoje é “barato”. O custo de oportunidade (que seria investir em renda fixa) é baixo e por isso ganhamos tempo. Podemos avaliar melhor nossas decisões, estratégias, e esperar…

Como diz o ditado: compre na baixa e venda na alta! Sabe por que ninguém faz isso? Porque quando o mercado está na alta é quando todos estão eufóricos, animados, comentando no almoço de domingo da família. E é esse comportamento que nos leva a decisões precipitadas.

O Ibovespa está custando hoje 18,7x contra a média histórica de 12,7x – mais de 3 desvios-padrões da média para o ano de 2020. Se olharmos para 2021, está em 15,4x! Será que vale entrar nessa euforia? Será que o “upside” é ainda tão alto? Não sei, e por isso minha estratégia é não fazer nada.

Eu prefiro esperar e aproveitar o tempo que o mercado me deu para pensar… Se subir e eu estiver fora, paciência… Perder, eu não vou.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Sócio e Head de Alocação da Criteria Investimentos
Com mais de 14 anos de experiência no mercado, Vitor Miziara é sócio e Head de Alocação da Criteria Investimentos, assessoria de investimentos independente vinculada à XP com mais de R$3 bilhões sob custódia. Entusiasta do mercado, discorre sobre cenários e investimentos, não evitando assuntos polêmicos e críticas abertas.
vitor.miziara@moneytimes.com.br
Instagram YouTube
Com mais de 14 anos de experiência no mercado, Vitor Miziara é sócio e Head de Alocação da Criteria Investimentos, assessoria de investimentos independente vinculada à XP com mais de R$3 bilhões sob custódia. Entusiasta do mercado, discorre sobre cenários e investimentos, não evitando assuntos polêmicos e críticas abertas.
Instagram YouTube
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar