CryptoTimes

Vitalik Buterin sugere que UNI, da Uniswap, seja um token de oráculo

12 maio 2021, 12:07 - atualizado em 12 maio 2021, 12:07
Para Buterin, UNI está em uma “excelente posição” para ser o token de um oráculo descentralizado, devido à sua alta capitalização de mercado (Imagem: Twitter/Pplpleasr1)

O criador da rede Ethereum, Vitalik Buterin, sugeriu que o token UNI, da Uniswap, se torne um token de oráculo para um ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi, na sigla em inglês) bem sucedido. 

Ao postar, nessa terça-feira (11), a proposta no fórum de governança da Uniswap, Buterin disse que diversas áreas de DeFi – incluindo stablecoins algorítmicas, como DAI, ativos sintéticos e empréstimos com garantia – dependem do preço do oráculo, e que a Uniswap e seu token nativo deveriam agir para fornecer esse oráculo. 

Oráculos de preço são feeds de dados que conectam a Ethereum para informações off-chain, do mundo real, para que os dados possam ser incorporados em contratos autônomos. São necessários dados para que protocolos DeFi possam funcionar corretamente.

Por exemplo, plataformas de previsão podem operar um mercado que pede aos usuários apostar em qual será o próximo presidente dos Estados Unidos. Eles precisarão de um oráculo para confirmar o resultado e para pagar os vencedores.

Atualmente, a Chainlink é o oráculo mais famoso do mercado. Buterin disse que Chainlink é ótima, mas que há espaço para uma solução alternativa. 

Os incentivos da Chainlink, por exemplo, não são tão adequados como são os da Augur, um oráculo descentralizado, disse Buterin. A Chainlink, especificamente, não tem um mecanismo automatizado por meio do qual participantes que fornecem dados incorretos sejam penalizados, acrescentou ele.

Então, Buterin sugeriu que a Uniswap modele seu oráculo conforme o design da Augur ou da Universal Market Access (UMA) para obter dados mais robustos. 

De modo geral, parece “importante complementar a Chainlink com uma alternativa mais minimalista que tenha foco em otimizar incentivos e maximizar custo de ataque”, disse Buterin. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por que UNI seria um token adequado?

De acordo com Buterin, UNI está em uma “excelente posição” para ser o token de um oráculo descentralizado, devido à sua alta capitalização de mercado.

Um oráculo descentralizado deve ser baseado em um token com alta capitalização de mercado, disse Buterin, pois isso tornará os ataques mais custosos.

De modo simples, se a capitalização de mercado de um token é alta, torna-se extremamente difícil juntar a quantidade de tokens necessária para realizar um ataque. Atualmente, segundo a CoinGecko, a capitalização de mercado do UNI é de US$ 22,2 bilhões. 

“A eficiência de um oráculo não é importante”, disse Buterin. “Um oráculo ineficiente pode sempre ser aprimorado com um jogo em que uma parte afirma um valor e, somente se a outra parte discordar, o oráculo é de fato ativado.”

Por outro lado, “é absolutamente necessário maximizar [o custo de ataque] e, portanto, a capitalização de mercado é a chave”, disse ele.

Segundo o criador da rede Ethereum, de modo geral a mudança proposta também beneficiaria a Uniswap.

“A Uniswap se beneficia em grande escala pela existência de um ecossistema de stablecoins mais robusto”, disse ele.

“A terceira versão da Uniswap é fortemente otimizada com relação à grande eficiência de capital para negociações entre stablecoins, e é provável que receba grande quantidade de receita de taxas a partir dessas negociações.”

“Se nós começarmos a perceber a ascensão de grandes volumes e de ativos sintéticos robustos on-chain, então isto será ainda mais valioso para a Uniswap”, concluiu Buterin.

theblock@moneytimes.com.br