Vitalik Buterin, russo criador da Ethereum, chama a invasão à Ucrânia de ‘crime’
Conforme noticiado pelo Decrypt, o cofundador da Ethereum (ETH), o russo-canadense Vitalik Buterin, comentou ontem (23), em sua língua materna, que a invasão da Ucrânia pela Rússia “é um crime contra os povos ucraniano e russo”.
Buterin acrescentou que ficou “muito chateado com a decisão de Putin de abandonar a possibilidade de uma solução pacífica para a disputa com a Ucrânia e, ao invés disso, ter escolhido a guerra”.
Segundo o Decrypt, o presidente russo, Vladimir Putin, reconheceu no início desta semana a independência de duas regiões separatistas ucranianas.
Depois disso, Putin declarou que seu país conduziria uma “operação militar especial” na Ucrânia, uma referência não explícita a uma invasão completa.
Antes de se pronunciar na última quarta-feira, Vitalik Buterin já havia pedido a Putin, em russo, que diminuísse um conflito potencial criado pela Rússia, dizendo que “um ataque à Ucrânia poderá somente ferir a Ucrânia, a Rússia e a humanidade”.
De acordo com o Decrypt, o criador da Ethereum nasceu na Rússia logo após o colapso da União Soviética, e imigrou com sua família para o Canadá no ano 2000, o mesmo em que Putin se tornou presidente.
Em 2017, Vitalik Buterin encontrou Putin, a fim de propor ao presidente russo que usasse a rede Ethereum. Vladimir Putin tem apostado em criptomoedas, como o bitcoin (BTC).
O presidente russo inclusive deixou de lado o desenvolvimento de uma moeda digital emitida pelo banco central (CBDC) do país, alegando que a Rússia tem recursos energéticos que dão “certas vantagens competitivas” na mineração de bitcoin.
Segundo o Decrypt, apesar disso, nem Putin nem a Rússia abraçaram totalmente as criptomoedas, cujo um dos princípios é ir contra o autoritarismo, haja visto os blockchains distribuídos e a gestão feita por milhares de pessoas espalhadas pelo mundo.
Isso as torna não partidárias e descentralizadas por definição, embora sejam criadas por pessoas com opiniões políticas.
E com Vitalik Buterin não poderia ser diferente. O criador da Ethereum escreveu: “Lembrete: a Ethereum é neutra, mas eu não sou”.