Commodities

Vista reduz pela metade aposta em petróleo que impulsionou fundo

14 mar 2023, 14:33 - atualizado em 14 mar 2023, 14:33
Vista
O Vista Multiestratégia cai mais de 7% no acumulado do ano descontadas as taxas, ante um ganho de 1,2% para o IHFA (Imagem: Pixabay/ARMBRUSTERBIZ )

Há cerca de quatro anos, um grupo de traders que operava de dentro de uma casa de dois andares no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, apostou que os preços do petróleo iriam disparar em meio à expectativa de um mercado apertado e com a visão de que a transição para longe dos combustíveis fósseis seria mais lenta.

A posição fez com que a Vista Capital crescesse rapidamente na indústria brasileira de gestão de recursos e ajudou a transformar seu fundo no multimercado com melhor performance do país dos últimos três anos.

A exposição à commodity, contudo, tem enfrentado uma prova de fogo nos últimos meses, com a queda dos preços pesando sobre o desempenho do fundo.

  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

O Vista Multiestratégia cai mais de 7% no acumulado do ano descontadas as taxas, ante um ganho de 1,2% para o IHFA, índice de hedge funds Anbima que acompanha uma cesta de multimercados.

Agora, o fundo começou a desmontar a posição em meio à crescente preocupação com o crescimento econômico global. A posição otimista com petróleo, que em alguns momentos chegou a ser a maior do fundo, foi reduzida pela metade, disse uma fonte a par do assunto, que preferiu não ser identificada.

Embora a reabertura na China seja “um vento favorável relevante”, há incerteza sobre o que esperar da demanda nos países desenvolvidos em 2023, a Vista disse em carta a cotistas. “Optamos por reduzir de forma relevante a posição do petróleo.”

A Vista Capital não comentou além da carta.

Os preços do petróleo têm reagido às preocupações com o aperto da política monetária dos EUA. O barril de Brent caiu cerca de 43% desde seu pico do ano passado, já que o apetite por risco permaneceu baixo em meio ao recuo das bolsas globais. A turbulência relacionada ao Silicon Valley Bank ajudou a afundar os preços nesta semana.

A Vista Capital foi fundada em 2014 por João Landau e João Lopes. A empresa viu os ativos sob gestão aumentarem dos R$ 30 milhões iniciais para R$ 6 bilhões, e ganhou com as fortes oscilações nos mercados de commodities nos últimos anos.

A Vista tem Persio Arida — ex-presidente do Banco Central do Brasil — como sócio e atraiu a XP como acionista minoritária em 2021. Arida, que já atuou como CEO do Banco BTG Pactual, também é padrasto de Landau.

O fundo Vista Multiestrategia sobe 77% nos últimos 36 meses após taxas, superando todos os 167 multimercados brasileiros monitorados pela Bloomberg. O IHFA sobe cerca de 26% no mesmo período.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar