Vista compra Blue Prism por US$ 1,5 bilhão e aposta em software de robótica
A empresa norte-americana de private equity Vista Equity vai comprar a empresa britânica de software Blue Prism pelo equivalente a 1,5 bilhão de dólares, numa tentativa de aumentar seu portfólio de tecnologia de automação.
A Blue Prism, cujos clientes incluem a montadora Daimler, a firma de comércio eletrônico eBay e a britânica NHS, disse que planeja recomendar que os acionistas votem a favor da oferta anunciada nesta terça-feira , chamando os termos de “justos e razoáveis”.
As ações da empresa listada em Londres, que estava em negociações com a Vista e também com a TPG Capital sobre uma possível oferta, caíam 3% após a notícia do acordo, indicando que os investidores esperam um preço mais alto.
Analistas da Jefferies disseram que, como a Blue Prism também rebaixou sua perspectiva de receita para 2021.
A Vista disse ver a aquisição como “um momento emocionante e transformacional para o crescimento da automação inteligente e automação robótica de processos (RPA) de nível empresarial”.
O software RPA emula ações humanas, particularmente tarefas repetitivas e é usado em muitos setores. As tecnologias de automação inteligente da Blue Prism permitem que os softwares de robôs se integrem a tecnologias avançadas, como inteligência artificial e aprendizado de máquina.