Virada no ciclo do boi, Minerva (BEEF3) no 4T23 e quem ganha com o PL do Combustível do Futuro; os destaques do Agro Times

A terceira semana cheia de março contou com diferentes temas de destaque para o setor agro, com o anúncio de pagamento de dividendos e pagamento de segunda parcela de JCP pela Raízen (RAIZ4).
Além disso, fora o “terror dos dividendos”, a Petrobras (PETR4) precisa lidar com os preços da gasolina e diesel, que seguem defasados. De acordo com o CIO da Trigono Capital, vê um conflito entre a estatal e a Mubadala.
Por fim, a XP Investimentos enxerga espaço para novas altas para a BRF (BRFS3), mesmo com a ação tendo subido 147%.
Os temas que mais se destacaram na última semana:
5º lugar – Os pedidos de recuperação judicial no agronegócio não mentem

Na sua coluna no Agro Times, o professor da FGV, André Passos, volta a falar sobre os casos de recuperação judicial no agro. No ano passado, foram realizados 127 pedidos de recuperação judicial, o que representa uma alta de 62% entre o terceiro e o quarto trimestre de 2023, e de expressivos 535% em bases anuais de comparação (2022 a 2023).
4º lugar – Mais álcool no combustível: Quem sai ganhando e perdendo com aprovação do projeto?

Na última quarta-feira (13), a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 528/20, chamado de “Combustível do Futuro”. O projeto sinaliza o importante compromisso do país em avançar na descarbonização da cadeia produtiva do óleo e gás.
O texto principal da proposta foi aprovado por 429 votos a 19, com 3 abstenções, e emendas votadas separadamente uma a uma foram rejeitadas pelo plenário. Agora o texto segue para o Senado.
- [Macro Summit Brasil 2024] Evento online do Market Makers em parceria com o Money Times traz Luis Stuhlberger, Daniel Goldberg e outros grandes nomes do mercado; retire seu ingresso gratuito
Top 3 do Agro Times
? 3º lugar – Minerva (BEEF3): Brasil deve ser destaque no 4T23, prevê Genial; ação pode mais que dobrar de preço

Na próxima segunda-feira (25), após o fechamento do mercado, a Minerva (BEEF3) reporta seus resultados referentes ao quarto trimestre de 2023 (4T23).
De acordo com a Genial Investimentos, que conta com recomendação de compra para o frigorífico e preço-alvo de R$ 14 (avanço de 100,86% em relação ao fechamento desta segunda), há 7 pontos de destaque no 4T23.
? 2º lugar – BB indica para março frigorífico com potencial para disparar 159,4%; confira o que vai bem no setor do agronegócio

Durante o mês de março, o desempenho positivo do setor do agronegócio até agora é um reflexo do que já é visto desde fevereiro. Em relatório publicado e assinado por Mary Silva, o BB Investimentos avaliou os principais papéis e segmentos do setor.
A ponta positiva em fevereiro se deu pela BRF (BRFS3), refletindo a entrega de um bom resultado no 4T23, incluindo a melhora operacional da companhia, e a reversão de prejuízo após dois anos.
? 1º lugar – Bom momento acabou? BTG enxerga fim do ciclo favorável do gado para frigoríficos e ‘seca’ nos EUA

O BTG Pactual, após analisar os dados de abate do Brasil do quarto trimestre de 2023 (4T23), enxerga que o mercado do gado está entrando nas etapas finais do “ciclo favorável” para empresas de carne bovina, os frigoríficos.
Para a carne bovina, o abate totalizou 9,2 milhões de cabeças de gado nos últimos três meses do ano passado, um impressionante aumento de 21% na comparação anual e o volume de abate mais alto já registrado no Brasil.