Futebol

Vinícius Jr: O recado de dois patrocinadores após ataques racistas

23 maio 2023, 17:01 - atualizado em 23 maio 2023, 17:03
Vinícius Jr. durante partida do Real Madrid contra o Valencia pelo Campeonato Espanhol21/05/2023 REUTERS/Pablo Morano
Vinícius Jr. durante partida do Real Madrid contra o Valencia pelo Campeonato Espanhol
21/05/2023 (Reuters/Pablo Morano)

A marca esportiva Puma e o banco espanhol Santander, patrocinadores do Valência e da LaLiga, respectivamente, expressaram apoio ao atacante brasileiro Vinícius Jr, alvo de ofensas racistas durante uma partida do campeonato no domingo (21).

No entanto, os dois patrocinadores não falaram sobre eventual retirada do apoio financeiro do Valencia, ou da LaLiga.

“Na Puma, não toleramos o racismo, condenamos a discriminação de qualquer forma e nos solidarizamos com Vinícius Junior e toda a comunidade do futebol ao condenar os eventos de ontem”, disse a Puma, que patrocina o Valencia e a LaLiga, em comunicado à Reuters.

Já o Santander, cujo acordo de patrocínio principal com a LaLiga termina após esta temporada, disse que “rejeita veementemente todo racismo e discriminação, seja qual for sua forma”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vinícius Jr é alvo de ataques racistas

Vinícius Jr foi vítima de insultos raciais de torcedores no jogo de domingo no estádio de Mestalla, em Valência.

O atacante do Real Madrid apontou os torcedores que o insultavam, levando a partida a uma pausa de 10 minutos, depois se envolveu em uma briga com os jogadores do Valencia, e acabou sendo expulso no segundo tempo. O Real perdeu o jogo por 1 x 0.

Nas redes sociais, Vinícius Jr chamou o abuso racista de “desumano” e pediu aos patrocinadores e emissoras que responsabilizem a LaLiga.

Na segunda-feira, o chefe da federação espanhola de futebol, Luis Rubiales, disse que o futebol do país tem um problema de racismo, ecoando críticas depois que o Real Madrid apresentou uma queixa por crime racial.

*Com informações da Reuters

Leia mais sobre: