Vietnã impõe tarifa antidumping de 47,64% a importações de açúcar da Tailândia
O Vietnã impôs uma tarifa antidumping de 47,64%, com validade de cinco anos, a alguns produtos da cadeia de açúcar da Tailândia, em substituição a taxas temporárias introduzidas em fevereiro, disse o Ministério de Indústria e Comércio do país nesta quarta-feira.
A decisão ocorre depois de o ministério concluir uma investigação antidumping iniciada no último mês de setembro em nome da indústria doméstica.
A investigação demonstrou que os embarques subsidiados de açúcar da Tailândia aumentaram 330,4% em 2020, para 1,3 milhão de toneladas, e que as importações estavam prejudicando a indústria doméstica do adoçante, disse a pasta em comunicado.
Em fevereiro, o ministério já havia aplicado uma tarifa temporária de 33,88% sobre o açúcar tailandês.
O vice-ministro do Comércio da Tailândia, Sansern Samalapa, disse à Reuters que a embaixada do país no Vietnã vai, inicialmente, responder ao movimento com uma objeção e pedir que o Vietnã inicie uma nova investigação para revisar as medidas no ano que vem.
“Vamos pedir que o Vietnã revise este tema novamente no ano que vem e abra uma nova investigação para confirmar que não praticamos ‘dumping’ no mercado, e pedir que diminuam a tarifa”, afirmou Sansern.