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Victor Marques: Programa de sócios do Nubank – o que está por trás?

08 nov 2021, 12:48 - atualizado em 08 nov 2021, 12:48
Quatro mãos, de pessoas de diferentes etnias, seguram um cartão no Nubank
“A fintech estima que cada BDR equivalerá a 1/6 do valor de uma ação da Nu Holdings”, disse o colunista (Imagem: Divulgação)

O Nubank vai dar BDRs (Brazilian Depositary Receipts) para os seus clientes. O NuSócios, como a fintech batizou o programa, será a maneira que a startup encontrou para permitir a participação dos clientes num momento muito esperado: o IPO. O movimento também é uma maneira do Nubank ser a porta de entrada de muitos dos seus clientes para a Bolsa de Valores, assim como fez com cartões de crédito e conta corrente.

A fintech estima que cada BDR equivalerá a 1/6 do valor de uma ação da Nu Holdings, empresa líder do grupo. Parece pouco para investidores experientes na Bolsa de Valores – mas, para milhões de clientes do Nubank, será uma forma de se sentirem valorizados e parte integral da construção da história da startup.

A força da comunidade

É claro que esse movimento não é por acaso: incluir os clientes como sócios da empresa, dando participação gratuitamente, deve aumentar ainda mais o poder de marca do Nubank e potencializar o sentimento de comunidade dos usuários da fintech. Também, é mais um passo para afastar-se do conceito de banco tradicional: é improvável que o Banco do Brasil distribua ações gratuitamente aos seus correntistas, por exemplo.

O senso de comunidade criado pela possibilidade dos clientes se tornarem sócios é também sinônimo de inovação e poder – um movimento até então não realizado por uma startup brasileira em seu IPO e difícil de ser replicado. O resultado? Os clientes devem aumentar sua admiração e seu potencial de recomendação dos serviços da fintech, acelerando seu crescimento.

Validação de um conceito

A tese de que os clientes devem ter a oportunidade de ser sócios de um negócio e que os sócios são os melhores divulgadores de uma startup é algo defendido pela CapTable desde seu princípio. A plataforma de investimento em startups sempre observou esse poder que os sócios têm para ajudar no crescimento e todas as startups que levantaram rodadas de investimento na CapTable registraram crescimento em sua base de usuários.

O que a CapTable observou é que: seus clientes serão seus primeiros sócios e seus sócios serão seus melhores embaixadores de marca.

Especialmente para as startups, que precisam crescer rapidamente seu número de clientes para conquistar uma fatia relevante do mercado, oferecer uma marca e serviços incríveis, aliados ao poder de comunidade é uma maneira de garantir a satisfação e multiplicação dos usuários. O resultado composto é que os sócios se tornam divulgadores, clientes e defendem a startup – ao mesmo tempo, os clientes satisfeitos são potenciais sócios, em um ciclo virtuoso.

A CapTable é a maior plataforma de investimento em startups do Brasil e permite ser sócio de startups inovadoras em um período anterior. Muito antes de chegar no IPO. Assim, é possível fazer parte de toda a jornada de crescimento – e valorização –, com potencial de multiplicar o valor investido. A força da comunidade é uma das maiores vantagens da modalidade de investimento e, agora, essa força foi reconhecida pelo Nubank.