Victor Marques: O caminho das startups até o break-even
O caminho até atingir o break-even é longo para as startups. Elas costumam ter um período extenso em que gastam capital que excede sua receita, em busca de crescer sua base de usuários rapidamente – e, só então, se tornam lucrativas.
Esse período pode ser de meses, anos e até mesmo décadas, dependendo do tamanho do mercado a ser conquistado.
A Corrida Perfeita, plataforma digital que quer democratizar o acesso a uma orientação adequada para a prática de corrida, é uma startup que já atingiu esse ponto. Como ela chegou até aqui? A sportstech partiu de canais de conteúdo que cresceram e se tornaram referência.
O canal do YouTube é o maior canal do segmento de corrida no mundo, com 430 mil inscritos; o Instagram já conta com mais de 390 mil seguidores.
A partir dessa construção da marca e da audiência, em 2019, passaram a oferecer uma plataforma de orientações e serviços de treinamento, disponível por meio de assinatura. Assim nasceu o Clube Corrida Perfeita.
Além de oferecer toda a jornada de orientações e exercícios já oferecida, o Clube passou a prover o treinamento de corrida do dia-a-dia do atleta e oferecer suporte e acompanhamento especializado de treinadores reais.
Entre 2020, quando ainda oferecia a venda de planos de assinatura em conjunto com os programas de vídeo, e 2021, já totalmente focada no modelo recorrente, a Corrida Perfeita viu seu faturamento anual saltar mais de 40%, mesmo em meio às incertezas da pandemia. O crescimento do MRR foi ainda maior, de 60% entre 2020 e 2021.
Foi com essa mudança do modelo de negócios, oferecendo assinatura, planos mais personalizados e alcançando o crescimento da receita recorrente que a Corrida Perfeita atingiu o break-even, se tornando lucrativa.
Com mais de 3,4 mil clientes ativos, agora é possível fazer parte dessa jornada em um momento em que a startup já encontrou seu modelo de negócios ideal e se tornar sócio da Corrida Perfeita através da CapTable, maior plataforma de investimentos em startups do Brasil.