Vibra (VBBR3) prevê R$ 300 milhões nos próximos anos para ampliar presença no agro, diz CEO
A Vibra (VBBR3) planeja investir R$ 300 milhões para ampliar sua presença no setor de agro nos próximos anos, com a expansão da venda de lubrificantes e combustíveis, sobretudo diesel, nas regiões em que o segmento está mais presente, disse nesta quinta-feira o presidente da companhia, Ernesto Pousada.
Atualmente, a companhia tem 22% de participação no mercado de agronegócio, enquanto a média de participação nacional da empresa é de 30%.
“Existe de fato uma oportunidade de uma distribuidora como a nossa de avançar no agro”, disse Pousada, durante participação no Vibra Investor Day.
A companhia, que criou uma diretoria específica para esse mercado, investiu nos últimos anos cerca de R$ 150 milhões em infraestrutura logística no Arco Norte, no Centro Oeste e no Matopiba (região que envolve os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), destacou o executivo.
“A Vibra inova para o campo, desenvolvendo produtos e investindo em soluções sustentáveis para o agronegócio. A companhia quer impulsionar a agricultura brasileira ao oferecer aumento de produtividade para o produtor rural”, disse o executivo.
Pousada afirmou que o agronegócio é o motor do crescimento da economia brasileira e que o diesel é a principal fonte de energia desse mercado.
Plano de crescimento da Vibra
Ainda durante o evento, executivos da companhia apontaram que o plano de crescimento da Vibra focará em expansão da rede de postos, ampliação “significativa” do seu portfólio de clientes no segmento B2B; ampliação de sua infraestrutura logística, reforço em renováveis com retorno ao acionista e crescimento em lubrificantes.
Para expandir sua rede de postos, com margens saudáveis, a companhia terá como uma das estratégias mais importantes embandeirar postos com potencial de crescimento.
“Temos a meta de dobrar a quantidade de lojas BR Mania nos nossos postos nos próximos anos, chegando a ter presença em mais de 25% da rede, com ganhos de até 16% de volume por cada posto com novas lojas”, disse a vice-presidente de Negócios, Produtos e Marketing, Vanessa Gordilho.
Para isso, a companhia está implementando um novo modelo, com lojas menores, de 15 m², que busca atender diretamente o que o cliente precisa.
Além disso, a companhia também planeja expandir a quantidade dos centros de lubrificação Lubrax+, atingindo 30% da sua rede até 2028.
“Para isso, uma das nossas estratégias é oferecer benefícios para atrair e fidelizar o consumidor. O nosso objetivo é estar sempre ao lado do nosso revendedor para que ele venda mais e aumente a sua rentabilidade”, afirmou Gordilho.
O combate à ilegalidade no setor de combustíveis é outro pilar relevante para a companhia e que deverá trazer benefícios também para o revendedor, segundo o vice presidente Jurídico da Vibra, Henry Hadid.
Do lado de lubrificantes, o presidente da Vibra destacou que a companhia mira conquistar uma fatia maior do mercado na América Latina, com aumento das vendas dos produtos da família Lubrax, mercado com potencial de 8 bilhões de reais de lucro bruto, segundo dados da empresa.
Somente nos últimos três anos, o Ebitda de Lubrax no mercado brasileiro cresceu 35%, segundo a Vibra. No Brasil, a companhia também busca crescer neste mercado, por meio de parcerias com montadoras e concessionárias.
Pousada disse ainda que a Vibra entrou recentemente na comercialização de gás natural, ainda de maneira pequena, mas que o insumo é “definitivamente” um produto que complementaria muito bem o portfólio da companhia.
“Vamos buscar o melhor para que a gente possa entrar da maneira correta com os retornos apropriados (no mercado de gás)”, completou.