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Vibra (VBBR3) prevê R$ 300 milhões nos próximos anos para ampliar presença no agro, diz CEO

29 ago 2024, 18:27 - atualizado em 29 ago 2024, 18:27
vibra agro vbbr3
(Foto: Vibra/Divulgação)

Vibra (VBBR3) planeja investir R$ 300 milhões para ampliar sua presença no setor de agro nos próximos anos, com a expansão da venda de lubrificantes e combustíveis, sobretudo diesel, nas regiões em que o segmento está mais presente, disse nesta quinta-feira o presidente da companhia, Ernesto Pousada.

Atualmente, a companhia tem 22% de participação no mercado de agronegócio, enquanto a média de participação nacional da empresa é de 30%.

“Existe de fato uma oportunidade de uma distribuidora como a nossa de avançar no agro”, disse Pousada, durante participação no Vibra Investor Day.

A companhia, que criou uma diretoria específica para esse mercado, investiu nos últimos anos cerca de R$ 150 milhões em infraestrutura logística no Arco Norte, no Centro Oeste e no Matopiba (região que envolve os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), destacou o executivo.

“A Vibra inova para o campo, desenvolvendo produtos e investindo em soluções sustentáveis para o agronegócio. A companhia quer impulsionar a agricultura brasileira ao oferecer aumento de produtividade para o produtor rural”, disse o executivo.

Pousada afirmou que o agronegócio é o motor do crescimento da economia brasileira e que o diesel é a principal fonte de energia desse mercado.

Plano de crescimento da Vibra

Ainda durante o evento, executivos da companhia apontaram que o plano de crescimento da Vibra focará em expansão da rede de postos, ampliação “significativa” do seu portfólio de clientes no segmento B2B; ampliação de sua infraestrutura logística, reforço em renováveis com retorno ao acionista e crescimento em lubrificantes.

Para expandir sua rede de postos, com margens saudáveis, a companhia terá como uma das estratégias mais importantes embandeirar postos com potencial de crescimento.

“Temos a meta de dobrar a quantidade de lojas BR Mania nos nossos postos nos próximos anos, chegando a ter presença em mais de 25% da rede, com ganhos de até 16% de volume por cada posto com novas lojas”, disse a vice-presidente de Negócios, Produtos e Marketing, Vanessa Gordilho.

Para isso, a companhia está implementando um novo modelo, com lojas menores, de 15 m², que busca atender diretamente o que o cliente precisa.

Além disso, a companhia também planeja expandir a quantidade dos centros de lubrificação Lubrax+, atingindo 30% da sua rede até 2028.

“Para isso, uma das nossas estratégias é oferecer benefícios para atrair e fidelizar o consumidor. O nosso objetivo é estar sempre ao lado do nosso revendedor para que ele venda mais e aumente a sua rentabilidade”, afirmou Gordilho.

O combate à ilegalidade no setor de combustíveis é outro pilar relevante para a companhia e que deverá trazer benefícios também para o revendedor, segundo o vice presidente Jurídico da Vibra, Henry Hadid.

Do lado de lubrificantes, o presidente da Vibra destacou que a companhia mira conquistar uma fatia maior do mercado na América Latina, com aumento das vendas dos produtos da família Lubrax, mercado com potencial de 8 bilhões de reais de lucro bruto, segundo dados da empresa.

Somente nos últimos três anos, o Ebitda de Lubrax no mercado brasileiro cresceu 35%, segundo a Vibra. No Brasil, a companhia também busca crescer neste mercado, por meio de parcerias com montadoras e concessionárias.

Pousada disse ainda que a Vibra entrou recentemente na comercialização de gás natural, ainda de maneira pequena, mas que o insumo é “definitivamente” um produto que complementaria muito bem o portfólio da companhia.

“Vamos buscar o melhor para que a gente possa entrar da maneira correta com os retornos apropriados (no mercado de gás)”, completou.

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Repórter
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural, onde atuou como editor do Rural Notícias, programa de TV diário dedicado à cobertura do agronegócio. Por lá, também participou da produção e reportagem do Projeto Soja Brasil e do Agro em Campo.
pasquale.salvo@moneytimes.com.br
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