BusinessTimes

Vibra (VBBR3) cria cargo que será ocupado por CEO da AES Brasil (AESB3)

30 maio 2023, 19:35 - atualizado em 30 maio 2023, 19:37
Vibra Energia
Criação de vice-presidência reforça o foco da Vibra à consolidação dos seus negócios em energias renováveis (Imagem: LinkedIn/Vibra Energia)

O conselho de administração da Vibra Energia (VBBR3) aprovou nesta terça-feira (30) a criação do novo cargo de vice-presidente de Energia Renovável e ESG (sigla em inglês para as melhores práticas ambientais, sociais e de governança corporativa) da companhia.

Clarissa Sadock foi eleita para liderar a nova área, com prazo de gestão de dois anos, a ser contado a partir de 1º de agosto.

Sadock é CEO da AES Brasil (AESB3) desde 2021. Formada em Ciências Econômicas e pós-graduada em Finanças pela COPPEAD/UFRJ, a executiva atua há 17 anos no mercado de energias renováveis.

“Ao criar essa vice-presidência, a Vibra entende que estará reforçando o foco necessário à consolidação dos seus negócios em energias renováveis, acelerando a captura de sinergias e a integração da companhia com as diversas joint-ventures estabelecidas recentemente, visando materializar a estratégia de posicionamento frente aos desafios da transição energética e exigências crescentes dos padrões de ESG”, afirmou a distribuidora de combustíveis, em nota enviada ao mercado.

Mais cedo, a AES comunicou a renúncia de Sadock ao comando da empresa, citando motivos pessoais.

Mais mudanças

Além da eleição de Sadock para a vice-presidência de Energia Renovável e ESG, o conselho da Vibra elegeu Augusto Ribeiro para o cargo de vice-presidente executivo de Finanças, Compras e RI, com prazo de gestão de dois anos, a partir de 3 de julho de 2023.

Ribeiro é formado em Engenharia Mecânica e possui mestrado em Engenharia Mecânica pela UFSC, além de pós-graduação em Finanças Corporativas pela FGV e MBA Executivo na University of Pittsburgh – USA. Foi CFO do PicPay e, antes disso, CEO da Iochpe-Maxion (MYPK3) e CFO da BRF (BRFS3).

A Vibra também criou a vice-presidência de Gente e Tecnologia, com vigência a partir de 1º de julho de 2023. Com isso, serão extintas as atuais vice-presidência de Gente e Gestão e vice-presidência de TI e Digital.

A área será liderada por Aspen Andersen, atual vice-presidente de TI e Digital e que está na empresa desde 2003.