BusinessTimes

Vibra Energia (VBBR3) aprova política de distribuição de, no mínimo, 40% do lucro em dividendos

16 set 2022, 19:05 - atualizado em 16 set 2022, 19:05
Vibra Energia
 Vibra se esforçará para remunerar seus acionistas em montante equivalente a, no mínimo, 40% do lucro líquido ajustado (Imagem: Reuters/Diego Vara)

O conselho de administração da Vibra Energia (VBBR3) aprovou, em reunião realizada nesta sexta-feira (16), uma nova política de distribuição de dividendos.

Em documento enviado ao mercado, a companhia disse que “avalia como oportuna a definição da nova política de dividendos”, uma vez que foram concluídos os principais movimentos estratégicos pretendidos pela empresa rumo à transição energética.

“A Vibra sempre teve na distribuição de resultados aos seus acionistas um importante elemento da alocação de capital, tendo nos últimos cinco anos distribuído um montante total superior a R$ 9,5 bilhões, nas formas de dividendos, juros sobre capital próprio e resultantes da recompra de ações”, destaca a Vibra.

Nova política

A nova política de distribuição de dividendos estabelece que a Vibra se esforçará para remunerar seus acionistas em montante equivalente a, no mínimo, 40% do lucro líquido ajustado.

O valor total a ser distribuído a cada ano será proposto pela administração após avaliação, que considerará, entre outros aspectos, o nível de capitalização, alavancagem financeira e liquidez da Companhia, sua capacidade de geração de caixa, seu plano de investimento, as perspectivas de utilização de capital em função do crescimento esperado dos negócios da companhia e/ou a necessidade de recursos para fins de utilização em programas de recompra em vigor.

“Além disso, a companhia reforça sua crença em todo o potencial de criação de valor para os acionistas através de seu programa de recompra de ações, que deverá continuar sendo acionado, em adição aos dividendos e juros sobre capital próprio, sempre que fizer sentido”, completa a Vibra.

A nova política terá vigência para a proposta de distribuição de dividendos a ser aprovada na assembleia geral ordinária, que ocorrerá em 2023, referente ao exercício social de 2022.

Além da nova política de dividendos, o conselho informou hoje que Wilson Ferreira Júnior, deixará o cargo de atual presidente da companhia a partir de 19 de setembro de 2022.

A Vibra disse que segue com os trâmites relacionados à sucessão do presidente. O cargo será desempenhado interinamente por André Corrêa Natal, atual vice presidente executivo de Finanças, Compras e RI da companhia.

Ferreira Júnior voltará ao cargo de CEO da Eletrobras (ELET3), que ocupou entre 2016 e 2021.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar