Vibra Energia assina memorando com Prisma Capital para criação de fundo imobiliário
A Vibra Energia (BRDT3), ex-BR Distribuidora, informou nesta segunda-feira (30) que celebrou um memorando de entendimento (MoU) com a Prisma Capital para a criação de um fundo imobiliário.
O fundo receberá aporte de imóveis da Vibra, todos eles postos com a bandeira Petrobras e avaliados em R$ 643,8 milhões. A monetização dos ativos deve ocorrer em três etapas: primeiro, haverá o aporte dos imóveis no fundo pela Vibra, com a posterior aquisição de 15% das quotas pela Prisma, que assumirá a gestão operacional da carteira do fundo. Depois, haverá a possibilidade de monetização imediata de parte dos imóveis, antes mesmo do aporte no fundo, via venda direta aos atuais operadores dos postos. Por fim, o fundo deverá ser listado no mercado e oferecido a investidores e público em geral através de uma oferta pública.
Segundo a Vibra, a assinatura do memorando representa uma etapa importante no processo de desmobilização de sua carteira de imóveis.
“Trata-se de uma operação inovadora no mercado brasileiro, com capilaridade nacional, englobando o aporte e a gestão profissional de uma carteira de até 238 imóveis”, disse a distribuição de combustíveis.
A conclusão da operação está condicionada à negociação e assinatura dos instrumentos definitivos pelas partes e sua aprovação pelas respectivas instâncias societárias competentes, bem como demais condições precedentes usuais desse tipo de operação.
A BR Distribuidora anunciou a mudança no nome para Vibra Energia neste mês, dando sequência ao seu processo de transformação organizacional e cultural que inclui a entrada em novos mercados, como energia elétrica.
Apesar do novo nome, a companhia manterá a atual identidade visual e o símbolo BR em sua rede de 8,3 mil postos de combustíveis em todo o Brasil, bem como outras marcas de produtos e serviços.