Viagens híbridas de lazer e trabalho ajudam a preencher aéreas
É uma questão antiga: “Negócios ou diversão?” Para os passageiros das companhias aéreas de hoje em dia, a resposta cada vez mais é: “ambos”.
O crescimento das chamadas viagens “bleisure” – termo que une as palavras business (negócios) e leisure (lazer), que misturam escapadas pessoais com trabalho remoto, ajudou a preencher assentos em aviões durante a pandemia de coronavírus e marca uma mudança nos padrões de viagem em um setor polarizado entre trabalhadores viajantes com pastas e turistas bronzeados.
Essas excursões estão aumentando pois a disseminação da variante ômicron atrasou o retorno aos escritórios, especialmente entre os grandes empregadores.
A parcela de viagens de negócios que incluem um fim de semana aumentou 23 pontos percentuais, atingindo 38%, desde 2019, segundo a gestora de viagens corporativas TripActions Inc.
“Muitos de nossos clientes, que historicamente chamamos de viajantes a lazer, na verdade estão voando por motivos que vão além das férias”, disse o presidente da American Airlines Group, Robert Isom, em uma teleconferência na quinta-feira. “Eles podem viajar para uma praia ou um destino de montanha, mas na verdade vão trabalhar remotamente durante a semana”, disse.
As fronteiras entre lazer e viagens de negócios estão definitivamente borradas.
Em resposta à crescente demanda, a TripActions adicionou uma plataforma dedicada de reservas de viagens pessoais em 2020.
Ela teve um crescimento médio mensal de 22% no ano passado, disse Kelly Soderlund, diretora sênior de comunicações da TripActions.
A queda nas viagens de negócios tradicionais durante a pandemia prejudicou o resultado final das operadoras que contam com clientes corporativos como uma fonte de lucro importante.
A ausência deles foi sentida mais profundamente nas rotas internacionais, bem como nos principais trechos de viagens pelos EUA, como Nova York a Los Angeles. As reservas normais de viagens de negócios estão 66% abaixo dos níveis pré-pandemia, aponta o grupo setorial Airlines for America.
Mas o boom de bleisure – um termo nem todo mundo ama – ajudou a compensar parte desse tráfego perdido. A American diz que as viagens combinadas, geralmente, são reservadas de última hora e têm uma tarifa maior.
A companhia aérea também economiza com marketing e descobriu que as pessoas que fazem essas excursões tendem a desembolsar dinheiro para serviços de maior qualidade.
Potencial de alta ‘significativo’
A United Airlines está gerando uma receita recorde com a venda de assentos premium para clientes de lazer, afirmou o diretor comercial da empresa, Andrew Nocella, em uma teleconferência na quinta-feira. A tendência “representa uma quantidade significativa de potencial de ganho” para os planos de receita da operadora, disse ele.
Mesmo que as grandes empresas continuem cautelosas em relação às viagens a trabalho, as viagens domésticas feitas por funcionários de pequenas e médias empresas se recuperaram com força – e agora, a maioria delas inclui mais tempo para lazer.
“À medida que passamos pela pandemia, os clientes têm muito mais flexibilidade com seu tempo”, disse Raja.