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Via (VIIA3): Resultados fracos terminaram no 3T22? Saiba o que fazer com a ação

11 nov 2022, 14:57 - atualizado em 11 nov 2022, 14:57
Megaloja Casas Bahia, Via
A Genial Investimentos teve uma leitura neutra sobre os resultados da dona das Casas Bahia e Ponto (Imagem: Divulgação/Casas Bahia)

Os varejistas de e-commerce divulgaram na noite desta quinta-feira (10) seus resultados referentes ao terceiro trimestre. Via (VIIA3), Magazine Luiza (MGLU3) e Americanas (AMER3) tiveram prejuízo, como parte do mercado já esperava. Porém, a leitura que analistas tiveram foi diferente para as três empresas.

Na avaliação da Genial Investimentos, enquanto o Magazine Luiza teve o melhor resultado do trimestre, a Via e a Americanas ficaram para trás.

A corretora reconhece que, dentro das limitações da companhia, a Via está caminhando para uma rentabilização de suas operações.

“A Via assustou o mercado com o reconhecimento de uma despesa trabalhista de mais de R$ 2 bilhões. Desde então, a companhia embarcou em uma verdadeira jornada de enxugar custos, despesas e reconhecer seus devidos créditos tributários”, destaca.

Apesar disso, a Genial teve uma leitura neutra sobre os resultados da dona das Casas Bahia e Ponto. A receita líquida não surpreendeu, enquanto a performance fraca das operações digitais está ligada à transição que a Via está fazendo, com foco na comercialização de produtos de cauda longa, que possuem ticket menor.

Outro ponto levantado pela Genial é que a Via não conseguiu manter o efeito de diluição de despesas com vendas visto no primeiro e segundo trimestres do ano. No terceiro trimestre, as despesas com vendas atingiram 22,5% da receita liquida.

As despesas financeiras da varejista mais que dobraram, dada a Selic “estruturalmente maior”.

Para a XP Investimentos, a Via mostrou resultados fracos, com vendas desacelerando, rentabilidade pressionada e R$ 1,2 bilhão em queima de caixa.

Um respiro no 4T22

O Bradesco BBI diz que o terceiro trimestre foi marcado por níveis de crescimento “mornos”.

“Esses números refletem, em última análise, a alta exposição das empresas a categorias cíclicas (como por exemplo eletrodomésticos) que dependem de taxas de juros, crédito e inflação – variáveis que carecem de indicações de que podem se reverter em breve”, destaca a instituição.

O BBI acredita que, como o quarto trimestre é sazonalmente mais forte, os varejistas de e-commerce podem ter um respiro.

“Mas a sustentabilidade em 2023 ainda é discutível”, ressalta.

VIIA3: é hora de comprar?

Analistas seguem cautelosos com a ação da Via.

A Genial tem recomendação de “manter” para o papel, com preço-alvo de R$ 4,80. A XP e o BBI mantiveram a recomendação “neutra”, com a primeira estipulando preço-alvo de R$ 3.

Além de Via, o BBI, incerto da sustentabilidade do setor no próximo ano, tem recomendação neutra para Magazine Luiza e Americanas.

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