Via Varejo lidera perdas do Ibovespa após registrar prejuízo de R$ 79 mi no 3º tri
Por Investing.com – Com mais um resultado trimestral fraco, as ações da Via Varejo (SA:VVAR11) abrem a sessão desta quinta-feira com queda de 3,42% a R$ 14,70, se destacando negativamente entre os ativos que fazem parte do Ibovespa. A companhia encerrou o período com prejuízo R$ 79 milhões, revertendo lucro de R$ 46 milhões um ano antes, apesar do aumento de vendas físicas e online que vieram, contudo, ao custo de margens menores diante de uma demanda ainda fraca e ambiente competitivo no setor.
A Mirae Asset entende que, em geral, o resultado foi um pouco mais fraco do que o esperado. A corretora esperava queda de margem em relação ao segundo trimestre, uma vez que naquele período ocorreu o efeito Copa do Mundo. Os analistas esperavam uma maior competição no setor e uma queda de margens, mas acabou vindo um pouco abaixo em virtude do aumento de despesas e de reclassificação de contas e mesmo ajustado ainda foi mais fraco.
A corretora espera uma mensagem mais positiva dos administradores na conferência que será realizada pelo telegone. Os analistas entendem que a ação deve reagir negativamente e irá esperar o call de resultados.
O upside para a VVAR11 é de 82% e para 2019 negocia a um múltiplo EV/Ebitda de 4,3x, que ainda é o mais baixo da nossa amostra do setor de varejo. A Mirae segue otimista com o setor e espera uma melhora no desempenho da empresa para 2019.
Já a Coinvalores considera os números trimestrais da Via Varejo fracos. Para os analistas, conforme esperado, a companhia reportou números piores neste trimestre ante o mesmo período do ano anterior, com reversão de lucro para prejuízo no período e menor EBITDA.
Eles entendem que tal resultado advém do menor crescimento de vendas e do maior SG&A como percentual da receita líquida no período. Outros fatores que também impactaram o resultado deste trimestre foram o ambiente mais competitivo e a demora na implementação dos novos sistemas de integração entre lojas físicas e online.
A rede de varejo dona das marcas Casas Bahia e Pontofrio registrou receita líquida de 6,377 bilhões de reais de julho a setembro, um acréscimo de 4,4 por cento em relação ao mesmo período de 2017. As vendas ‘mesmas lojas’ subiram 4,2 por cento. A receita contábil das lojas físicas aumentou em 5,2 por cento.
A companhia destacou que o desempenho foi resultado de importante ganho de participação de mercado no período.
No segmento online, o Gross Merchandise Value (GMV)- montante transacionado em reais no site, incluindo operações do marketplace – faturado subiu 13,6 por cento. O marketplace respondeu por 26,2 por cento do total, com alta de 19,5 por cento.
A margem bruta no terceiro trimestre, porém, ficou em 29,2 por cento, queda de 3,56 pontos percentuais frente ao mesmo período do ano passado, “em função de um ambiente de vendas mais desafiador e menor penetração de produtos rentáveis como o crediário e serviços”, disse a empresa.
A Via Varejo também afirmou que, no três meses encerrados em setembro, reclassificou algumas despesas trabalhistas para custo.
Com Reuters.