BusinessTimes

Via Varejo já entrou em 2022, e isso significa um salto potencial de 67% nas ações

05 jan 2021, 19:21 - atualizado em 05 jan 2021, 19:21
Casas Bahia Via Varejo VVAR3
Bem na foto: vendas online da Via Varejo, dona da Casas Bahia, impressionaram o Banco Safra (Imagem: Reprodução/Casas Bahia/Facebook)

Enquanto a maioria dos brasileiros se acostuma a 2021 (que, para alguns maldosos, pode ser apenas a segunda temporada de 2020…), a Via Varejo (VVAR3) já entrou em… 2022! O forte crescimento das vendas online, no ano que terminou, já leva parte dos analistas a acreditar que a empresa alcançará, neste ano, resultados que só esperavam em 2022.

É o caso do Banco Safra. Em um relatório assinado por Guilherme Assis e Felipe Reboredo, o banco elevou todas as projeções de GMV (Valor Bruto de Vendas, na sigla em inglês) das vendas online da Via Varejo.

Após o forte resultado das vendas de Natal, a dupla aumentou a estimativa de GMV online de R$ 14 bilhões para R$ 16 bilhões em 2020. Para se ter uma ideia, a nova meta é praticamente o que o Safra projetava para 2021. Por isso, o banco também aumentou sua estimativa para este ano para R$ 21,3 bilhões.

E, como essa cifra é apenas ligeiramente menor ao que se esperava em 2022, o banco aumentou a projeção do ano que vem para R$ 27,4 bilhões.

Migração definitiva

A força da companhia, no e-commerce, não vem apenas da pandemia de coronavírus, que forçou as empresas e os consumidores a migrarem para o mundo digital. As iniciativas implementadas no ano passado convenceram o Safra de que a digitalização da Via Varejo veio para ficar.

Dois em um: faturamento da Via Varejo no e-commerce previsto para 2022 deve chegar em 2021 (R$ bilhão)

2020 Nova 2020 Velha 2021 Nova 2021 Velha 2022 Nova 2022 Velha
16,032 14,084 21,316 16,073 27,424 21,833

Os analistas esperam que, nos próximos meses, a varejista lance uma nova ferramenta para seus vendedores. A dupla também minimizou o atraso no desenvolvimento de seu marketplace.

“Nossa confiança no bom desempenho da companhia nos leva a elevar nossa estimativa de crescimento das vendas online para 33% em 2021”, afirma o Safra. A expectativa inicial era que as vendas online crescessem 13% neste ano.

“Olhando para 2021, esperamos que a Via Varejo cresça 2,3 vezes mais que o mercado, disputando um papel de liderança na evolução do e-commerce no Brasil, ao lado do Magazine Luiza e do Mercado Livre”, afirma o Safra.

Tudo isso, claro, joga a favor das ações da empresa. O Safra estabeleceu um preço-alvo de R$ 27 para o papel em 2021. A cifra embute uma alta potencial de 67% sobre a cotação de fechamento desta segunda (4). A recomendação é de outperform (desempenho esperado acima da média do mercado).