Via, Americanas, Magazine Luiza e Mercado Livre adiantam promoções de Black Friday; veja principais iniciativas
As varejistas Via (VIIA3), Americanas (AMER3), Magazine Luiza (MGLU3) e Mercado Livre (MELI34) estão distribuindo as promoções de Black Friday ao longo de novembro, em uma estratégia para evitar o pico do custo de aquisição de clientes durante o final do período de promoções.
Ao mesmo tempo, a Black Friday estendida impacta os consumidores durante um maior período de tempo, o que aumenta a chance de conversão da compra, na avaliação da XP Investimentos.
Em relatório, os analistas da corretora destacaram quatro iniciativas vistas até agora:
- Via: oferta de cupons exclusivos pré-Black Friday, focados nos aplicativos;
- Americanas: frete grátis e entrega em até 3 horas para produtos selecionados e realização de uma live-commerce especial no dia 11 de novembro, no app;
- Magazine Luiza: SuperApp Magalu com até 70% de desconto na categoria de vestuário e a campanha do “Cashback do Milhão” para os usuários do MagaluPay;
- Mercado Livre: Hora Black, com ofertas exclusivas diariamente às 13h.
A XP disse ver risco em relação à rentabilidade das grandes varejistas durante a Black Friday, em relatório divulgado nesta quarta-feira (17), às vésperas da data promocional que deve ser marcada pela inflação em dois dígitos no acumulado do ano.
Segundo analistas do mercado, por causa da alta de preços, o consumidor perdeu sua régua de comparação e terá mais dificuldade de saber se o desconto que está no produto é realmente compensador.
Por causa da pandemia, há uma escassez de matérias-primas em todo o mundo, ao mesmo tempo em que, no Brasil, o câmbio está em alta. Houve um reajuste médio de 30% nos preços dos eletroeletrônicos ao consumidor no país.