CryptoTimes

Vertcoin é vítima de outro ataque de 51%

03 dez 2019, 8:39 - atualizado em 29 dez 2019, 19:17
Vertcoin foi criada por David Muller em 2014 e possui foco em descentralização (Imagem: Reddit/Vertcoin)

No domingo, 1º, Vertcoin (VTC) foi vítima do ataque de 51% pela segunda vez.

De acordo com o responsável pela manutenção da Vertcoin, James Lovejoy, no ataque, 603 foram substituídos por 553 blocos minerados pelo invasor. A reorganização causou cinco ataques de gasto duplo no valor de US$ 29.

Lovejoy afirmou que há “fortes indícios” de que o ataque foi feito com o empréstimo de taxa de hashes da Nicehash, uma empresa de mineração na nuvem.

Vertcoin é um dos criptoativos que otimizam resistência a ASIC (circuito integrado de aplicação específica) na busca de manter a mineração acessível para pessoas comuns.

Além do fato de que a rede recolhe pouca taxa de hash para se sustentar e é barato atacá-la, criptoativos que optam por algoritmos resistentes a ASIC ampliam seu escopo de ataque significativamente ao apenas permitir que suas moedas sejam mineradas usando poder de GPU e CPU.

Fornecer segurança para essas moedas é algo difícil, já que GPUs e CPUs têm outros casos de uso além de mineração de criptoativos, tornando impossível saber quanto poder inerte de hash existe.

O primeiro ataque de Vertcoin ocorreu no dia 6 de dezembro de 2018. Curiosamente, o mercado parece não ter reagido a essa notícia como ao incidente da Ethereum Classic no começo deste ano.

messari@moneytimes.com.br