Economia

Ventos ruins da Europa; Guedes fala com Alcolumbre

07 fev 2019, 11:48 - atualizado em 07 fev 2019, 11:49
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

 Por Arena do Pavini – Os mercados internacionais começaram o dia hoje pessimistas, em meio a preocupações com o desaquecimento da economia mundial. Hoje, a produção industrial da Alemanha confirmou as expectativas de analistas de uma piora da principal economia da Europa, com uma  queda em dezembro de 0,4% na comparação com novembro e de 3,9% contra dezembro de 2017.

Ainda na Europa, o Banco da Inglaterra manteve sua taxa básica de juros, mas reforçou o pessimismo ao prever o pior desempenho para a economia britânica desde 2009, reduzindo a perspectiva de crescimento do PIB de 1,7% para 1,2% este ano. Além do Brexit, o BC britânico culpou o desaquecimento da economia mundial pela revisão. Mas, apesar disso, manteve a projeção de que os juros, hoje mantidos em 0,75% ao ano, vão subir este ano após a confirmação do Brexit.

Nos EUA, a falta de definição nos principais assuntos, como aprovação do orçamento federal e a paralisação do governo, se soma à espera em relação ao acordo comercial com a China, que comemora esta semana o Ano Novo Lunar.

Reunião de Guedes com o presidente do Senado

No Brasil, as atenções estarão voltadas para as articulações para a aprovação da reforma da Previdência. Hoje, o ministro da Economia, Paulo Guedes, terá reunião hoje à tarde com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, provavelmente para traçar a estratégia de discussão com os senadores. Ontem, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, esfriou um pouco os ânimos do mercado ao afirmar que o processo de discussão da reforma vai recomeçar do zero, descartando a ideia de fazer emendas ao projeto do governo Michel Temer para acelerar a análise.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
pavini@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar