Varejo

Vendas no varejo recuam 0,1% em dezembro, mas têm alta de 1,4% em 2021

09 fev 2022, 9:28 - atualizado em 09 fev 2022, 9:28
Varejo Coronavírus
O comércio registrou alta de 6,7% na primeira parte de 2021, mas teve uma sequência de quedas no segundo semestre, que encerrou com recuo de 3,0% (Imagem: Bloomberg)

As vendas no varejo registraram uma queda de 0,1% no mês de dezembro, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMS) divulgada na manhã desta quarta-feira (9) pelo IBGE. Ainda assim, o indicador fechou o ano de 2021 com crescimento de 1,4% frente os dados de 2020.

O resultado veio acima da pesquisa da Agência Reuters: as expectativas eram de perdas de 0,5% na comparação mensal e de 3,3% sobre um ano antes.

Ao longo de 2021, o comércio registrou uma alta de 6,7% em sua primeira metade, mas teve uma sequência de quedas no segundo semestre, que encerrou com recuo de 3,0%.

No entanto, o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, ressalta que a base de comparação para o primeiro semestre de 2021 era baixa e, portanto, o crescimento nesse período era esperado.

Enquanto isso, “a segunda metade de 2020 foi marcada pela retomada das atividades, enquanto que o mesmo período de 2021 não teve tanta força para o volume de vendas no varejo”, explica.

Dentre os setores que fecharam em queda em 2021 estão: livros, jornais, revistas e papelaria; móveis e eletrodomésticos; hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação.

Já os que apresentaram alta ao longo do ano são: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos; tecidos, vestuário e calçados; outros artigos de uso pessoal e doméstico; e combustíveis e lubrificantes.