Internacional

Vendas no varejo e produção industrial na Alemanha caem em agosto por inflação

07 out 2022, 8:07 - atualizado em 07 out 2022, 8:07
Supermercado de Berlim
Os dados do mês passado mostraram que a inflação alemã estava no seu ponto mais alto em mais de 25 anis em setembro (Imagem: Reuters/Fabrizio Bensch)

Dados divulgados nesta sexta-feira mostraram o peso da inflação na economia alemã, com um aumento nos preços de importação e quedas na produção industrial e nas vendas no varejo, ampliando os sinais de que a maior economia da Europa está caminhando para a recessão.

Os preços de importação de energia subiram 162,4% em agosto em comparação com o mesmo mês em 2021, com os preços do gás natural disparando 306,3% na base anual, uma vez que a guerra da Rússia contra a Ucrânia continuava a afetar os mercados europeus de energia.

Os dados do mês passado mostraram que a inflação alemã estava no seu ponto mais alto em mais de 25 anis em setembro, impulsionada principalmente pelos altos custos de energia.

Isso está perturbando a atividade em um setor industrial que já enfrenta problemas na cadeia de fornecimento e aumenta os custos para os varejistas, que têm tido dificuldades para repassá-los aos compradores que não têm dinheiro.

A produção industrial em agosto registrou uma queda mensal de 0,8%, o recuo mais acentuada desde março, o primeiro mês completo da invasão da Rússia na Ucrânia, disse a agência de estatísticas.

Enquanto isso, os consumidores estiveram particularmente relutantes em gastar com alimentos em agosto, disse a agência, com as vendas de alimentos no varejo caindo 1,7% no mês e 3,1% no ano.

“Quando olharem para suas carteiras, muitos consumidores continuarão a frear os gastos”, disse Alexander Krueger, economista do banco privado Hauck Aufhaeuser.

O governo alemão projeta que a economia irá encolher 0,4% no próximo ano, disseram fontes à Reuters na quinta-feira, citando números provisórios.

O governo deve divulgar as previsões na quarta-feira.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar