Consumo

Vendas no varejo da Zona do Euro ficam abaixo do esperado em agosto

06 out 2021, 7:39 - atualizado em 06 out 2021, 7:39
Euro
As vendas varejistas, medida para a demanda do consumidor, nos 19 países que usam o euro subiram 0,3% em agosto sobre o mês anterior e ficaram inalteradas em relação ao mesmo período do ano anterior (Imagem: Pixabay / moritz320)

As vendas no varejo da zona do euro foram mais fracas do que o esperado em agosto, mostraram dados nesta quarta-feira, uma vez que os consumidores reduziram os gastos com alimentos, bebidas e tabaco.

As vendas varejistas, medida para a demanda do consumidor, nos 19 países que usam o euro subiram 0,3% em agosto sobre o mês anterior e ficaram inalteradas em relação ao mesmo período do ano anterior, informou a agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat.

Economistas consultados pela Reuters esperavam um ganho mensal de 0,8% e alta de 0,4% na base anual.

A Eurostat informou que as vendas de alimentos, bebidas e tabaco caíram 1,7% no mês e 1,9% na comparação anual, pesando sobre o índice geral mesmo com o avanço das vendas por internet ou ordens postais.

Essas vendas, que têm sido fortes desde o início da pandemia, aumentaram 9,0% em relação a julho depois de dois meses de perdas e subiram 8,5% ante o ano anterior.