Varejo

Vendas no varejo crescem 6,9% na Black Friday, segundo Índice Cielo de Varejo Ampliado

28 nov 2022, 7:38 - atualizado em 28 nov 2022, 7:38
Black Friday, Varejo
O faturamento da Black Friday deste ano ainda está 2,8% abaixo do verificado em 2019 (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

As vendas no varejo subiram 6,9% na Black Friday de 2022, apontou o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA).

O e-commerce registrou alta de alta de 21,1%, enquanto o faturamento nas vendas físicas subiu 5,4% no período.

“Mesmo com essa performance, o faturamento da Black Friday deste ano ainda está 2,8% abaixo do verificado em 2019, ano anterior à pandemia”, explica Vitor Levi, superintendente de dados e inovação da Cielo (CIEL3).

O ICVA acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por 1,1 milhão de varejistas credenciados à companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segmentos

O segmento que mais se destacou no varejo durante a Black Friday foi drogarias e farmácias, com crescimento de 25,9% nas vendas, seguido de turismo e transporte, com alta de 25,1%.

Em seguida, na ordem dos que mais cresceram em vendas, foram: cosméticos e higiene pessoal (+22,2%), alimentação – bares e restaurantes (+18,6), vestuário (+11,8%), supermercados e hipermercados (11,7%), varejo alimentício especializado (+10,3%), livrarias, papelarias e afins (9,4%), veterinárias e pet-shops (+6,7), óticas e joalherias (+4,6%) e materiais para construção (4,3%).

Dentre os segmentos mais significativos para o varejo, o único que teve queda no faturamento foi o de móveis, eletro e depto, que perdeu 3,6%.

Levi avalia que a queda no setor, que costuma ser um dos destaques positivos da Black Friday, pode estar associada à antecipação de promoções ao longo do mês de novembro. “Isso provavelmente inclui televisores adquiridos para a Copa do Mundo, cujo início ocorreu no dia 20 de novembro; antes, portanto, da Black Friday”, conta.

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!

Saiba mais! OS 5 TIMES MAIS VALIOSOS DO FUTEBOL BRASILEIRO! CLUBES EMPRESAS NA LISTA?