Vendas no varejo crescem 3,1% em janeiro, segundo Índice Cielo; veja o relatório
As vendas no varejo brasileiro cresceram 3,1% em janeiro, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o ICVA apresentou alta de 6,9%.
Efeitos de calendário beneficiaram o resultado de janeiro deste ano. Houve uma sexta-feira – dia de forte comércio – a mais e uma terça-feira – data em que a movimentação do comércio é menor – a menos em relação a janeiro do ano passado.
Descontados estes efeitos, o ICVA de janeiro apresentou leve aceleração do crescimento das vendas em relação a dezembro. “Os últimos meses de 2019 foram marcados por oscilações: houve aceleração em novembro provocada pela Black Friday e uma desaceleração no Natal.
Com isso, o ritmo de crescimento em janeiro ficou bem parecido com o de dezembro”, afirma o diretor de Inteligência da Cielo (CIEL3), Gabriel Mariotto. Ainda de acordo com ele, o segmento mais representativo para o resultado de janeiro foi Hipermercados e Supermercados.
Veja na íntegra dos dados de vendas de varejo do Brasil em janeiro de 2020: