Vendas no varejo crescem 5,2% em outubro, segundo ICVA
As vendas no varejo, descontada a inflação, registraram crescimento de 5,2% em outubro ante o mesmo mês de 2018, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado, o ICVA. Em termos nominais, a alta foi de 6,9%.
De acordo com a Cielo, os efeitos de calendário beneficiaram o resultado de outubro.
“O Dia das Crianças caiu em um sábado, data de forte movimentação do comércio. Houve, ainda, uma quinta-feira a mais e uma segunda-feira a menos que em outubro do ano passado. Quinta-feira, normalmente, é um dia melhor para as vendas que segunda-feira”, explicou.
Em relação a setembro, o indicador apontou desaceleração devido à Semana do Brasil, que puxou as vendas para cima no nono mês, segundo Gabriel Mariotto, diretor de Inteligência da Cielo.
Setores
Descontada a inflação e com o ajuste de calendário, o setor de Serviços apresentou aceleração, com maior contribuição por parte de Turismo e Transporte e Alimentação – Bares e Restaurantes. Bens não duráveis e Bens Duráveis e Semiduráveis, por outro lado, desaceleraram, puxados pelo segmento de Supermercados e Hipermercados e Móveis, Eletro e Departamento.
Regiões
Em outubro, todas as regiões, com exceção do Norte, apresentaram desaceleração com base no ICVA deflacionado e com ajuste de calendário.
A região Norte teve alta de 7,8%, seguida por Sul e Centro-Oeste – respectivamente, 6% e 5,3%.
Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação –, o destaque continuou sendo a região Norte, com alta de 10,3%.