Vendas no varejo crescem 1,3% em junho, aponta Boa Vista
O Indicador Movimento do Comércio, que mostra o desempenho das vendas no varejo, apresentou crescimento de 1,3% em junho ante o mês anterior, de acordo com a apuração da Boa Vista.
Em relação a junho de 2018, houve queda de 1,7%. No acumulado dos últimos 12 meses, no entanto, o indicador subiu 1,4%.
“Ainda é cedo para falar em retomada das vendas do comércio”, disse a Boa Vista. “Fatores como alto nível de desocupação e subutilização da mão de obra, menor confiança e tímido crescimento da renda continuam sendo os principais entraves para uma evolução mais robusta do setor”.
Outros fatores que podem comprometer o andamento do comércio é o alto grau de endividamento.
“A provável liberação dos recursos de contas ativas e inativas do FGTS, por outro lado, deve trazer uma injeção de ânimo para o comércio e reverter a trajetória de desaceleração das vendas observada desde o ano passado”, complementou a Boa Vista.
Setores
Em junho, todos os setores apresentaram crescimento das vendas, com destaque para o segmento de “Móveis e Eletrodomésticos”, que subiu 0,6% no período sem efeitos sazonais.
No acumulado em 12 meses, a categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” subiu 1,3%. A de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” registrou alta de 1,8%.