BusinessTimes

Vendas do varejo caem 36,5% em abril, afirma ICVA

18 maio 2020, 12:50 - atualizado em 18 maio 2020, 12:51
Varejo Coronavírus Shoppings
Na avaliação do índice, os setores mais afetados foram turismo, transportes e alimentação (Imagem: Câmara dos Deputados/Ricardo Stuckert)

O ICVA, índice Cielo do varejo ampliado, informou que as vendas no varejo caíram 36,5% em abril, em comparação com o mesmo período de 2019, por conta da pandemia do coronavírus. De acordo com o documento, o resultado é o pior já visto desde a criação do índice em janeiro de 2014.

“Diferente de março, quando as vendas sofreram um baque apenas nas duas últimas semanas, o mês de abril foi afetado pela covid-19 em seus 30 dias. Com exceção de Supermercados e Hipermercados e Veterinárias e Petshops, todos os setores apresentaram quedas nas vendas, com alguns inclusive chegando a quedas de 80%”, afirma Gabriel Mariotto, diretor de Inteligência da Cielo.

Na avaliação do índice, os setores mais afetados foram turismo, transportes e alimentação, como bares e restaurantes. O setor vestuário e postos de gasolina também foram afetados de forma severa.

Pensando nas regiões, a maior queda foi observada no Sudeste, com -41,5%, seguido por Nordeste, com -37,3, Sul com -28,7, Centro-Oeste (-27,8) e Norte com (-21,3).

Confira a pesquisa completa:

Jornalista | Analista de Marketing
vitoria.fernandes@moneytimes.com.br