Vendas no varejo alemão devem registrar força em 2020 com consumidores gastando em meio a pandemia
As vendas no varejo na Alemanha devem ter avançado cerca de 4% durante 2020 após um novembro positivo, disse o Escritório de Estatísticas do país, indicando que os consumidores continuaram gastando em meio aos danos econômicos causados pelo coronavírus.
As vendas no varejo subiram 1,9% em novembro, contrariando expectativas dos analistas de uma contração graças ao crescimento muito forte nas vendas online e nos gastos com reformas residenciais, disse o Escritório nesta terça-feira.
Os números do mês referem-se a um período em que a Alemanha estava em lockdown parcial, com lojas ainda abertas. A maioria das lojas foi forçada a fechar em meados de dezembro, quando as restrições foram apertadas para conter o aumento das taxas de infecção.
O Departamento de Estatísticas disse que sua estimativa provisória para o ano inteiro — contrastando com uma queda esperada de 5,5% no Produto Interno Bruto, de acordo com dados do banco central — inclui o lockdown total de dezembro.