Internacional

Vendas no varejo alemão devem registrar força em 2020 com consumidores gastando em meio a pandemia

05 jan 2021, 8:41 - atualizado em 05 jan 2021, 8:41
A maioria das lojas foi forçada a fechar em meados de dezembro, quando as restrições foram apertadas para conter o aumento das taxas de infecção (Imagem: REUTERS/Fabrizio Bensch)

As vendas no varejo na Alemanha devem ter avançado cerca de 4% durante 2020 após um novembro positivo, disse o Escritório de Estatísticas do país, indicando que os consumidores continuaram gastando em meio aos danos econômicos causados pelo coronavírus.

As vendas no varejo subiram 1,9% em novembro, contrariando expectativas dos analistas de uma contração graças ao crescimento muito forte nas vendas online e nos gastos com reformas residenciais, disse o Escritório nesta terça-feira.

Os números do mês referem-se a um período em que a Alemanha estava em lockdown parcial, com lojas ainda abertas. A maioria das lojas foi forçada a fechar em meados de dezembro, quando as restrições foram apertadas para conter o aumento das taxas de infecção.

O Departamento de Estatísticas disse que sua estimativa provisória para o ano inteiro — contrastando com uma queda esperada de 5,5% no Produto Interno Bruto, de acordo com dados do banco central — inclui o lockdown total de dezembro.

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