ImóvelTimes

Vendas e lançamentos da Tenda (TEND3) encolhem no 3T22

14 out 2022, 19:16 - atualizado em 14 out 2022, 19:16
Tenda
Tenda registrou queda nas vendas e nos lançamentos no terceiro trimestre na base anual; preço médio por unidade sobe no período (Imagem: Facebook/Construtora Tenda)

As vendas líquidas da construtora Tenda (TEND3) recuaram 36,5% no terceiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2021, somando R$ 489,3 milhões. Em relação ao segundo trimestre, o dado caiu 12,4%. O montante foi o menor para um trimestre desde o começo de 2020, segundo a prévia operacional da empresa.

O valor sobre oferta (VSO) da construtora ficou em 20,3%, queda de 12,7 pontos percentuais (p.p.) na base anual, enquanto ficou 2,5 p.p. abaixo do visto entre abril a junho.

Já as vendas brutas caíram 37,5% na comparação com julho a setembro do ano passado, atingindo R$ 575,1 milhões. Porém, a Tenda viu o indicador crescer 21,8% ante o trimestre imediatamente anterior. Contudo, a construtora viu o preço médio por unidade aumentar em 19,6% em relação ao ano anterior , refletindo na queda do VSO.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tenda lança menos

A Tenda viu seus lançamentos encolherem no terceiro trimestre totalizando um valor geral de vendas (VGV) de R$ 376,2 milhões, queda de 40,6% ante o terceiro trimestre de 2021. O dado também recuou na comparação com segundo trimestre deste ano. A empresa lançou cinco empreendimentos de julho a setembro.

Segundo a companhia, o menor volume de lançamentos no período reflete o foco da companhia no ganho de preço. “Estamos confiantes que a readequação dos nossos futuros lançamentos à realidade atual de custos permitirá retomarmos gradativamente o volume”, disse a empresa em comunicado.

Em relação ao banco de terrenos (landbank), a Tenda encerrou o trimestre com R$ 13,9 bilhões em VGV, incremento de 14,2% ante o mesmo período do ano passado.

Acumulado do ano

Entre janeiro e setembro, as vendas líquidas da construtora totalizaram R$ 1,62 bilhão, montante 30,3% abaixo do registrado no mesmo período de 2021. O VSO ficou em 45,9% no acumulado do ano, queda de 14 p.p. ante o ano anterior. No acumulado do ano, a Tenda lançou 22 empreendimentos, com valor geral de vendas de R$ 1,61 bilhão, queda de 27,7% ante um ano antes.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!