Últimas Notícias Cotações Governo Bolsonaro Comprar ou Vender Empresas Economia
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Vendas do Dia das Crianças são as melhores em 6 anos, diz Serasa

Arena do Pavini - 15/10/2018 - 20:49

Por Arena do Pavini – Os dados do comércio no Dia das Crianças mostram uma melhora em relação ao ano passado e até em relação a anos anteriores. O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio teve seu melhor Dia da Criança dos últimos seis anos. Durante a semana da data, de 05 a 11 de outubro, as vendas subiram 4,7% em relação ao período do ano anterior. No final de semana do Dia das Crianças (05 a 07 de outubro), houve aumento de 4,9% em todo o país na comparação com o final de semana equivalente ao do ano anterior (06 a 08 de outubro).

Na cidade de São Paulo, as vendas realizadas na semana do Dia das Crianças subiram 5,4% ante a mesma semana do ano passado. No final de semana da data, as vendas subiram 6,0% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o resultado das vendas do Dia dos Pais embora positivo, exibiu menor crescimento que o do Dia das Mães (alta de 5,7%) e foi maior que o Dia dos Pais (alta de 3,9%) e que o do dia dos Namorados (alta de 3,9%). Isto mostra que o consumidor, mesmo perante as atuais turbulências do cenário político-econômico, mantém-se numa trajetória de recuperação lenta e cautelosa do seu nível de consumo. Abaixo, os dados do Serasa sobre o Dia da Criança.

Boa Vista vê aumento de 2,2% nas vendas

Dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) mostram que este ano as vendas do comércio para o Dia das Crianças aumentaram 2,2% quando comparadas aos resultados de 2017. Dessa forma, o indicador para a data comemorativa subiu novamente após ter sido de 2,7% em 2017. Em 2016 e 2015 as vendas nesta data haviam apresentado quedas de 4,2% e 3,4%, respectivamente.

Em comparação com as demais datas comemorativas do ano, o Dia das Crianças acompanha o maior otimismo do consumidor em suas compras, mesmo que em um ritmo menor, afirma a Boa Vista.

A elevação das vendas nessa data segue em linha com a tendência de aumento do comércio e da atividade econômica no ano, em um ambiente que contempla um reaquecimento lento do mercado de trabalho e um retorno tímido do consumo das famílias.

O cálculo do volume de vendas para esta data é baseado em uma amostra das consultas realizadas ao banco de dados da Boa Vista SCPC, cuja abrangência é nacional. Para este Dia das Crianças foram consideradas as consultas realizadas no período de 1 a 12 de outubro de 2018, comparadas às consultas realizadas entre 1 e 12 de outubro de 2017.

Últimas Notícias