Vendas de veículos novos no Brasil derrapa em setembro
A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) registrou queda de 5,4% nos emplacamentos de veículos em setembro, na comparação com agosto.
Segundo a entidade, a queda nas vendas é explicada pelo “número menor de dias úteis” no mês de setembro, com o mercado mostrando recuperação nos licenciamentos por dia útil.
“Apesar da queda em setembro, justificada pelo número menor de dias úteis, de maneira geral, o mercado demonstrou recuperação nas vendas diárias em relação a agosto. No entanto, os desafios do setor automotivo permanecem, com o crédito restrito e a diminuição do poder de compra da população ainda dificultando o acesso das pessoas a veículos novos”, analisa a presidente da Fenabrave, Andreta Jr.
- OS MELHORES FUNDOS IMOBILIÁRIOS PARA INVESTIR EM OUTUBRO: Essa carteira já superou o IFIX em setembro, e é uma ótima oportunidade para buscar lucros este mês, assista ao Giro do Mercado aqui e veja a seleção completa.
A comparação anual, no entanto, ficou em alta de quase 4,8% e o acumulado anual – de janeiro a setembro – registra crescimento de 12,5%. Dos setores analisados, apenas os caminhões apresentam uma queda expressiva de 17,53% no acumulado do ano.
“Isso mostra que o mercado está se reerguendo, em boa parte graças às vendas corporativas, mas ainda num ritmo abaixo do esperado para a escala necessária, principalmente, no varejo”, disse Andreta Jr. em comunicado à imprensa.
Considerando os últimos acontecimentos e ajustes do mercado, a entidade revisou as perspectivas dos segmentos automotivos para 2023. O setor que esperava inicialmente crescer 3,3% no ano, agora projeta crescimento de 11,2%.