Vendas de veículos nos EUA caem em 2022, diz consultoria
As vendas de veículos novos nos Estados Unidos recuaram em 2022, afetadas por falta de estoque, que pesou mais sobre marcas asiáticas do que nas gigantes de Detroit, como General Motors e Ford, segundo dados da consultoria Cox Automotive.
Os emplacamentos devem somar cerca de 13,9 milhões de veículos, queda de 8% sobre 2021 e recuo de 20% ante o pico de 2016, segundo a consultoria.
A escassez de estoque, causada pelo aumento dos custos de matéria-prima e persistente escassez de componentes eletrônicos, se estendeu até 2022, prejudicando a produção de muitas montadoras.
A oferta apertada manteve os preços de carros e caminhões elevados, mesmo quando o estoque de veículos melhorou no segundo semestre do ano.
A Toyota está entre as mais atingidas pela escassez de peças, que forçou a empresa japonesa a cortar sua meta de produção para o ano inteiro em novembro.
O corte levará a empresa japonesa a ceder o lugar de líder de vendas nos EUA em 2022 para a GM, que perdeu essa posição no final de 2021 pela primeira vez desde 1931, de acordo com a Cox Automotive e o marketplace automotivo TrueCar.
As vendas da GM nos EUA em 2022 devem mostrar alta de 2,3%, enquanto as da Toyota devem exibir recuo de 9%, de acordo com a Cox Automotive.
Ambas as montadoras devem divulgar os números nesta quarta-feira.