Vendas de veículos da Ford na China caem 26% em 2019
As vendas de veículos da Ford Motor na China caíram pelo terceiro ano consecutivo, em 26,1%, conforme a montadora enfrenta um declínio geral prolongado de vendas em seu segundo maior mercado, que atingiu a demanda por sua marca Ford e veículos utilitários esportivos.
A montadora norte-americana entregou 146.473 veículos na China no quarto trimestre, queda de 14,7% em relação ao ano anterior, informou a Ford em comunicado. No total, vendeu 567.854 veículos em 2019.
A Ford tenta reavivar as vendas na China depois que seus negócios começaram a cair no final de 2017. As vendas caíram 37% em 2018, após um declínio de 6% em 2017.
Anning Chen, presidente e CEO da Ford Greater China, disse que, embora 2019 tenha sido um ano “desafiador” para a montadora, viu sua participação de mercado no segmento de alto a premium se estabilizar e seu declínio nas vendas no segmento de valor começar a diminuir na segunda metade do ano.
“A pressão do ambiente externo e a tendência de queda do volume da indústria continuarão em 2020, e faremos mais esforços para fortalecer nossa linha de produtos com mais produtos e experiências centradas no cliente para mitigar a pressão externa e melhorar a lucratividade dos revendedores. ”
A montadora planeja lançar mais de 30 novos modelos na China nos próximos três anos, dos quais mais de um terço serão veículos elétricos.
A empresa também disse que tornaria mais local as equipes de gerenciamento, contratando mais funcionários chineses e que visa melhorar o relacionamento com os parceiros de joint venture.
Os modelos lançados no quarto trimestre incluem uma nova versão do Ford Escape – para a qual a montadora disse que os pedidos recebidos até agora foram muito maiores do que o esperado – e o Lincoln Corsair, o primeiro modelo Lincoln localizado na China.