BusinessTimes

Vendas de veículos crescem 2,2% em julho; Fiat é líder no acumulado do ano

02 ago 2022, 15:05 - atualizado em 02 ago 2022, 15:05
Carros
A venda de veículos cresceu 2,2% em julho, segundo dados da Fenabrave (Imagem: Shutterstock/Wellnhofer Designs)

O número de vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus no Brasil cresceu 2,2% em julho ante o mês de junho, apontam dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) divulgados nesta terça-feira (2).

Contudo, no acumulado do ano houve queda de 11,96% nos licenciamentos, totalizando quase 1,1 milhão de unidades, segundo a Federação.

Com a nova redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para automóveis anunciada pelo Governo, que passou de 18,5% para 24,75% a partir de 1 de agosto, a Fenabrave espera que os volumes de emplacamentos possam crescer ainda mais, finalizando o ano dentro do esperado.

A expectativa é de um resultado equivalente ao obtido em 2021 ou, no melhor cenário, a um crescimento de mais de 4%, para autos e leves, chegando a um total de mais de 2.060.000 unidades.

“Se a produção retornar à sua normalidade, e com mais esse estímulo do Governo, talvez consigamos atingir esse patamar”, diz José Andreta Jr., presidente da Fenabrave.

Ele destaca ainda que os números de julho apresentaram diferentes resultados conforme os setores. Autoveículos tiveram crescimento no mês, enquanto motocicletas e caminhões apresentaram queda.

As vendas de motos caíram quase 11% em julho ante junho e 4,4% no comparativo com julho de 2021. Contudo, no acumulado do ano, teve crescimento de 18,16%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Líderes do mercado de automóveis e comerciais leves

No acumulado do ano até julho, a Fiat segue como líder do mercado de automóveis e comerciais leves, com 21,7% de participação nas vendas totais. Na sequência estão General Motors (14%), Volkswagen (12,2%), Toyota (10,5%) e Hyundai (10,2%).

A picape Fiat Strada segue à frente na lista dos modelos mais vendidos do ano, com 61,9 mil unidades comercializadas.

?Money Times é Top 8 em Investimentos!?

Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do BrasilClique aqui e deixe seu voto!