Vendas de shoppings no 3T22 vão esbarrar em inflação, juro alto e dólar, diz Inter
As vendas dos shoppings administrados pela Multiplan (MULT3) e Iguatemi (IGTI3) não devem ir tão bem no terceiro trimestre quanto no segundo trimestre, sendo impactadas pelo cenário de inflação e alta de juros.
O analista do Inter, Gustavo Caetano, comenta que essas empresas devem apresentar uma leve desaceleração nas vendas, ante abril a junho, podendo ser explicada por um efeito sazonal acrescido de um cenário inflacionário simultâneo a uma alta taxa de juros.
Além disso, em relação ao fluxo de visitas, o analista diz que a expectativa ainda não é de uma totalidade em relação ao período pré-pandemia de covid-19 sentindo ainda o efeito da lenta recuperação dos cinemas.
“Apesar dessa desaceleração, estimamos que as companhias entreguem dados operacionais resilientes com um bom repasse de aluguéis junto a um controle na taxa de ocupação e na inadimplência“, avalia Caetano, acrescentando que, as empresas devem entregar bons níveis de receitas com a continuidade do repasse de aluguéis e a elevação no preço médio dos estacionamentos.
Preferência por shoppings de alta renda
O Inter destaca que prefere as empresas que têm como público-alvo o segmento de alta renda, cuja sensibilidade à inflação é menor, além de ter menor necessidade de crédito.
Para o analista, a Multiplan que, além de ter um portfólio premium, entrega uma diversificação com o empreendimento Golden Lake.
Enquanto a Iguatemi se beneficia da depreciação do dólar junto com inflação global, uma vez que torna a compra de bens de luxo mais atrativas no Brasil em comparação à compra externa.
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