Vendas de produtos brasileiros ao Iraque cresce 35% no 1° trimestre
O faturamento das exportações brasileiras ao Iraque cresceu 35% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2018, segundo dados divulgados pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil Iraque. Com isso, o valor total ficou em US$ 101,8 milhões.
Dos mais de 100 produtos comercializados entre os dois países, os itens que lideraram a quantidade de vendas nos primeiros três meses do ano fazem parte dos segmentos de alimentação – carne bovina, frango, açúcar e arroz.
O levantamento feito pela Câmara Brasil Iraque também mostrou que o mercado iraquiano privilegia produtos exportados com um valor agregado menor, sendo o açúcar um dos destaques do setor.
De acordo com Jalal Chaya, vice-presidente executivo da entidade, “a indústria brasileira tem muito a oferecer em produtos de maior valor agregado”. Para o executivo, a indústria brasileira é conhecida pelo fornecimento de produtos automotivos, produtos para casa, construção civil, higiene pessoal, saúde, entre outros.
Os produtos manufaturados, com maior valor agregado, corresponderam a apenas 6% de todo o faturamento de exportações do período. Os semifaturados tiveram uma parcela de 56%, seguidos pelos itens básicos, que registraram 26%.