Vendas de máquinas agrícolas disparam no país; negócios de colhedoras de grãos dobram
As vendas de máquinas agrícolas e rodoviárias pela indústria a concessionárias no Brasil avançaram 23,3% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado e saltaram 61% ante abril, informou nesta sexta-feira a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Segundo os dados, o setor vendeu 3.858 unidades no mês passado. Nos cinco primeiros meses do ano, as vendas somaram 15.715 máquinas, alta de 0,9%
No mercado interno, o destaque ficou para as vendas de colheitadeiras de grãos, que somaram 317 unidades, aumento de 84,3% ante abril e alta de 117% na comparação com maio de 2019.
Os produtores de grãos vêm registrando forte rentabilidade na safra atual, com impulso do dólar alto frente ao real.
As vendas de colhedoras de cana, que tinham registrado aumento forte no início do ano, em um movimento de renovação da frota, recuaram 52,9% em maio ante abril e caíram 70,9% versus maio do ano passado.
O setor de cana vem sendo um dos mais afetados pela crise do coronavírus, com os preços do etanol levando um tombo, assim como o consumo.
As vendas de tratores de rodas atingiram 3.066 unidades em maio, alta de 58,8% ante abril e ganhos de quase 20% na comparação anual.