Apple

Vendas de iPhones na China caem 19% no 1º tri

23 abr 2024, 10:18 - atualizado em 23 abr 2024, 10:19
Apple, iPhone china
iPhone: A China é o terceiro maior mercado da Apple e gerou cerca de 17% da receita total da companhia no trimestre de outubro a dezembro. (Imagem: Reuters/Dado Ruvic/Illustration)

As vendas de smartphones da Apple na China caíram 19% no primeiro trimestre, o pior desempenho desde 2020, com a companhia norte-americana atingida por lançamentos de rivais como a Huawei no segmento premium, mostraram dados do mercado.

A participação da Apple no maior mercado de smartphones do mundo caiu para 15,7% no primeiro trimestre, de 19,7% um ano antes. Isso colocou a empresa dos EUA quase no mesmo patamar da Huawei, que viu as vendas de seus aparelhos aumentarem 70%, de acordo com a empresa de pesquisa Counterpoint.

A Apple perdeu a posição de maior marca de smartphones na China para a rival Vivo, caindo para o terceiro lugar no trimestre, seguida pela Huawei, cuja participação no mercado saltou de 9,3% no ano anterior para 15,5%. A Honor, uma marca criada a partir da Huawei, ficou em segundo lugar.

“O retorno da Huawei teve um impacto direto sobre a Apple no segmento premium. Além disso, a demanda de reposição da Apple foi ligeiramente reduzida em comparação com os anos anteriores”, disse Ivan Lam, analista da Counterpoint.

“Para o segundo trimestre, a possibilidade de novas opções de cores, combinada com iniciativas agressivas de vendas, pode trazer a marca de volta ao território positivo”, disse Lam, acrescentando que está observando uma melhora lenta, mas constante, nas vendas semanais do iPhone.

A China é o terceiro maior mercado da Apple e gerou cerca de 17% da receita total da companhia no trimestre de outubro a dezembro.

A perda de participação de mercado na China ocorre depois que dados mostraram no início deste mês que a empresa norte-americana sofreu uma queda de quase 10% nas vendas globais de smartphones no primeiro trimestre, prejudicada pela intensificação da concorrência dos fabricantes de smartphones Android liderados pela Samsung Electronics.

A Samsung conquistou da Apple a posição de maior fabricante de smartphones no primeiro trimestre.

Ao longo do primeiro trimestre, a Apple lançou campanhas de descontos na China para atrair consumidores, incluindo subsídio de até 180 dólares para certos modelos.

Na semana passada, a Huawei lançou a série de smartphones Pura 70, depois da série Mate 60 em agosto. O Mate 60 foi visto como um retorno da empresa chinesa ao mercado de alto padrão e descrito como um triunfo sobre as sanções impostas pelos Estados Unidos à companhia, uma vez que os aparelhos contêm chip avançado fabricado na China.