Economia

Vendas de aços planos têm leve alta em junho

19 jul 2022, 13:04 - atualizado em 19 jul 2022, 13:04
Aço
As importações do setor em junho caíram 18,2% sobre o mês anterior e despencaram 49% ante um ano antes, para 115 mil toneladas (Imagem: REUTERS/Tyrone Siu)

Distribuidores de aços planos tiveram ligeiro crescimento de vendas em junho sobre um ano antes, mas reduziram compras em meio ao ambiente de incerteza cambial e dificuldades logísticas, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela associação que representa o setor, Inda.

As vendas de aços planos no mês passado somaram 302,8 mil toneladas, queda de 2,9% ante maio, mas crescimento de 1% ante junho de 2021. Já as compras recuaram 13,9% na comparação mensal e tiveram queda de 9,1% na anual, para 315,7 mil toneladas.

As importações do setor em junho caíram 18,2% sobre o mês anterior e despencaram 49% ante um ano antes, para 115 mil toneladas.

A expectativa da entidade para julho é de alta de 1,5% nas vendas ante junho, com compras avançando 3% na mesma comparação. Para o ano, a previsão é de crescimento de 3% a 5% nas vendas.

Analistas do Itaú BBA citaram que a expectativa da entidade para as vendas de aços planos decorre de uma fraca base de comparação com o segundo semestre, demanda resiliente nos segmentos de máquinas e energia e níveis menores de importações.

Além disso, os analistas mencionaram que os preços de aços planos podem recuar nos próximos meses diante da queda nos custos com insumos como minério de ferro.

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar