Comércio

Vendas crescem mais de 800% na Black Friday em relação a um dia comum, mostra pesquisa

24 out 2019, 16:01 - atualizado em 24 out 2019, 16:01
Vestuário e calçados figuram entre as categorias mais populares dos brasileiros durante a data (Imagem: Eve Edelheit/Bloomberg)

As vendas realizadas durante a Black Friday de 2018 foram 819% maiores do que as de um dia comum, de acordo com uma pesquisa realizada pela Black-Friday.Global. A média mundial registrada no ano passado foi de 663%.

Na Alemanha, o crescimento das vendas disparou 2.418%. Já em relação à Tailândia, os consumidores se mostraram mais tímidos, tendo as vendas aumentado 74%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atividade

Dados da pesquisa revelaram que a intensidade de compras ao longo da Black Friday geralmente cai de manhã e à tarde. No Brasil, a procura em 2018 foi maior entre 11 e 13 horas.

Em países como Turquia, Finlândia, Grécia, Singapura e Hong Kong, as promoções são esperadas, uma vez que a maioria das compras feitas no ano passado aconteceu logo após a meia noite.

Desconto vs. Expectativa

A média dos descontos da Black Friday no Brasil caiu de 57% em 2017 para 56% em 2018, aquém do esperado pelos consumidores, que esperam ofertas de 61%.

Na Grécia e no Peru, consumidores almejam grandes reduções, mas as lojas acabam oferecendo descontos de oito a dez pontos percentuais menores do que o esperado.

Produtos mais comprados

Mesmo com mais de um mês de antecedência, 59% dos brasileiros já sabem o que vão adquirir na data.

No ano passado, as categorias mais populares foram eletrônicos, vestuário e calçados. No resto do mundo não foi diferente. Produtos de moda amplamente conhecidos assumem a liderança das vendas na Black Friday.

Gastos

Com base nos dados de 2018, o brasileiro deverá gastar, em média, R$ 311, equivalente a US$ 82.

Em Filipinas Índia e Paquistão, a intenção de gasto é menor – respectivamente, US$ 68, US$ 69 e US$ 39. Já nos Estados Unidos, o valor a ser gasto beira os US$ 485.

Metodologia

Os dados são do Picodi.com, plataforma global de desconto em operação desde 2010, que criou a página Black-Friday.Global. As pesquisas conduzidas entre julho e novembro de 2018, entre 23 mil pesquisados de 55 países, também foram usadas no relatório.