Vendas crescem mais de 800% na Black Friday em relação a um dia comum, mostra pesquisa
As vendas realizadas durante a Black Friday de 2018 foram 819% maiores do que as de um dia comum, de acordo com uma pesquisa realizada pela Black-Friday.Global. A média mundial registrada no ano passado foi de 663%.
Na Alemanha, o crescimento das vendas disparou 2.418%. Já em relação à Tailândia, os consumidores se mostraram mais tímidos, tendo as vendas aumentado 74%.
Atividade
Dados da pesquisa revelaram que a intensidade de compras ao longo da Black Friday geralmente cai de manhã e à tarde. No Brasil, a procura em 2018 foi maior entre 11 e 13 horas.
Em países como Turquia, Finlândia, Grécia, Singapura e Hong Kong, as promoções são esperadas, uma vez que a maioria das compras feitas no ano passado aconteceu logo após a meia noite.
Desconto vs. Expectativa
A média dos descontos da Black Friday no Brasil caiu de 57% em 2017 para 56% em 2018, aquém do esperado pelos consumidores, que esperam ofertas de 61%.
Na Grécia e no Peru, consumidores almejam grandes reduções, mas as lojas acabam oferecendo descontos de oito a dez pontos percentuais menores do que o esperado.
Produtos mais comprados
Mesmo com mais de um mês de antecedência, 59% dos brasileiros já sabem o que vão adquirir na data.
No ano passado, as categorias mais populares foram eletrônicos, vestuário e calçados. No resto do mundo não foi diferente. Produtos de moda amplamente conhecidos assumem a liderança das vendas na Black Friday.
Gastos
Com base nos dados de 2018, o brasileiro deverá gastar, em média, R$ 311, equivalente a US$ 82.
Em Filipinas Índia e Paquistão, a intenção de gasto é menor – respectivamente, US$ 68, US$ 69 e US$ 39. Já nos Estados Unidos, o valor a ser gasto beira os US$ 485.
Metodologia
Os dados são do Picodi.com, plataforma global de desconto em operação desde 2010, que criou a página Black-Friday.Global. As pesquisas conduzidas entre julho e novembro de 2018, entre 23 mil pesquisados de 55 países, também foram usadas no relatório.